Tucanos eleitos esperam relação ‘respeitosa’ com governo federal

São Paulo – Os quatro governadores eleitos em segundo turno do PSDB comemoraram as vitórias. Alagoas, Goiás, Pará e Roraima conheceram o próximo titular do Executivo regional apenas no domingo […]

São Paulo – Os quatro governadores eleitos em segundo turno do PSDB comemoraram as vitórias. Alagoas, Goiás, Pará e Roraima conheceram o próximo titular do Executivo regional apenas no domingo (31). Eles afirmaram esperar manter uma relação respeitosa com o governo federal, capitaneado, a partir de janeiro de 2011, por Dilma Rousseff (PT).

Em Alagoas, o governador reeleito Teotônio Vilela Filho (PSDB), disse que não teme o desafio de governar com uma presidente do partido adversário. “Provei no meu governo que, se o administrador é sério, independentemente de quem seja o presidente da República, o Estado é respeitado.”

A disputa eleitoral no estado foi marcada por denúncias, no segundo turno Vilela e o o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) trocaram várias acusações e em alguns casos acabaram indo para o Judiciário.

O governador eleito Marconi Perillo (PSDB) lembrou que a “luta foi dura” e cheia de dificuldades. Durante comemoração, o tucano, acompanhado dos senadores eleitos Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB), agradeceu o povo pela “confiança” e se compremeteu a fazer “o melhor governo da vida dos goianos”.

Em entrevista coletiva mais cedo, Perillo afirmou que essas eleições sinalizaram o fim da era dos comícios e que torce pela regulamentação do uso da internet e das redes sociais. Segundo o tucano ao regular se poderá evitar a “propagação de mentiras”.

Marconi ainda criticou as pesquisas eleitorais divulgadas a 15 dias das eleições, que, segundo ele, têm o papel apenas de deturpar a realidade. O tucano venceu Iris Rezende (PMDB).

Simão Jatene (PSDB), governador eleito do Pará, disse que o grande desafio de sua gestão será o de reduzir a pobreza e desigualdade no estado. “Eleição é momento de assumir compromissos (feito na campanha)”, afirmou.

Ao ser questionado sobre a eleição de Dilma para a Presidência, Jatene disse desejar que ela faça um bom governo e que a relação entre eles deve ser “respeitosa”. O governador eleito acredita que será tratado com o mesmo respeito com o qual tratou prefeitos da oposição durante sua gestão à frente do governo paraense, entre 2003 e 2007.

Em Roraima, o governador reeleito José de Anchieta Júnior (PSDB) disse em seu primeiro discurso depois do resultado, que começará a trabalhar a partir desta segunda-feira (1º) para fazer “o melhor governo que o estado já teve”.

Ao lado do senador reeleito, Romero Jucá (PMDB), de deputados federais e estaduais eleitos, Anchieta agradeceu os votos que recebeu para ter um “mandato de verdade”, já que assumiu o governo há dois anos com a morte de Otomar Pinto.

“Quero agradecer ao povo, agradecer a Deus e dizer que firmo um compromisso muito maior de fazer um grande governo, estruturando o estado e transformando-o no melhor da Região Norte”, disse Anchieta.

Anchieta disse acreditar que não terá problemas com a nova presidente, Dilma Rousseff. “Pretendo agir da mesma forma como agi nos dois anos e meio com o presidente Lula, que deu certo”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil