TRE retira cassação do vereador paulistano Carlos Apolinário

São Paulo – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo retirou, por unanimidade, a cassação do mandato do vereador paulistano Carlos Alberto Eugênio Apolinário (DEM). A decisão foi comunicada […]

São Paulo – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo retirou, por unanimidade, a cassação do mandato do vereador paulistano Carlos Alberto Eugênio Apolinário (DEM). A decisão foi comunicada nesta terça-feira (23) pelo TRE.

O caso de Apolinário foi julgado hoje após o juiz Jeferson Moreira de Carvalho ter pedido o adiamento do julgamento iniciado na terça-feira passada (16). Dessa vez, o juiz votou favoravelmente à tese de que a ação contra o vereador, acusado de ter recebido doações ilegais da Associação Imobiliária Brasileira (AIB), em sua última campanha, deveria ter sido proposta no prazo de até 15 dias após ele ter sido diplomado, o que não ocorreu.

Com a decisão de hoje, a representação contra o vereador foi extinta. No entanto, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Justiça Eleitoral já cassou 24 vereadores paulistas da atual legislatura por irregularidades no recebimento de doações nas campanhas políticas. No entanto, todos continuam exercendo seus cargos apoiados por um efeito suspensivo judicial. Eles aguardam serem julgados pelo TRE.

O mesmo juiz que cassou os vereadores, Aloisio Sérgio Rezende Silveira, também determinou a cassação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e de sua vice Alda Marco Antonio. Ambos recorreram da decisão e conseguiram o efeito suspensivo. Agora, também aguardam o julgamento do TRE.

Fonte: Agência Brasil