Bancários usam ‘mordaça’ em protesto contra censura tucana a jornal

São Paulo – O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região vai realizar hoje (5) um ato simbólico contra censura à última edição da Folha Bancária pela coligação […]

São Paulo – O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região vai realizar hoje (5) um ato simbólico contra censura à última edição da Folha Bancária pela coligação do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra. O ato acontecerá junto com uma caminhada de campanha do candidato petista à prefeitura, Fernando Haddad, acompanhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no centro da cidade. Os manifestantes vestirão vermelho e amarrarão lenços na boca sinalizando uma mordaça.

A concentração para o ato começa ao meio-dia, na Praça da República. Além das manifestações dos bancários, a expectativa é que lideranças do sindicato aproveitem a ocasião para se manifestar publicamente sobre o assunto.

O jornal foi apreendido pela Polícia Militar na noite de ontem (4), depois da Coligação “Avança, São Paulo” (PSDB/PSD/PR/DEM/PV) entrar com um pedido de liminar de busca e apreensão na Justiça Eleitoral, por entender que o informativo fazia “promoção” do candidato do PT e “denegria” a imagem do tucano.

Leia também: Para Serra, expor seu currículo ‘denigre’ imagem e prejudica candidatura

A representação foi protocolada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo e assinada pela juíza Carla Themis Lagrotta Germano. A edição de ontem (4) da Folha Bancária trazia uma reportagem que analisava as propostas e o histórico dos candidatos que lideram a pesquisa à prefeitura de São Paulo: Serra, Haddad e Celso Russomanno (PRB).

“Os trabalhadores têm direito a analisar as propostas dos candidatos. Pode haver divergência, mas repudiamos a censura e sempre lutamos pelo fortalecimento da democracia”, afirmou em nota a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira. “Não denegrimos a imagem de ninguém. Só não podemos noticiar o plano de governo de um dos candidatos que não tem seu material divulgado nos sites oficiais da campanha.”