Corrida eleitoral

Pesquisa Datafolha: Lula lidera com 43% e Bolsonaro vai a 26%

Em dezembro, Lula oscilava entre 47% e 48%, e Bolsonaro tinha entre 21% e 22%. No entanto, levantamentos não são comparáveis, por trazerem nomes diferentes

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
O pré-candidado Lula (PT) tem 42% das intenções de voto no primeiro turno, segundo o PoderData

São Paulo – Em pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança, com 43% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 26%. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 8%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%, aparecem empatados em terceiro, seguidos pelos demais adversários.

O jornal Folha de S.Paulo indica que Bolsonaro “ganhou fôlego”, mas ressalva que a atual pesquisa não é comparável à medição anterior, feita entre 13 e 16 de dezembro. Isso porque o instituto retirou nomes que abandonaram a disputa, como o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Por outro lado, Vera Lúcia (PSTU), André Janones (Avante) e Leonardo Péricles (UP) foram incluídos nesse levantamento.

No levantamento anterior, feito entre 13 e 16 de dezembro, Lula oscilava de 47% a 48%. Já Bolsonaro tinha 21% a 22%, o que indica “leve melhora” para o atual presidente. Nesta rodada, na pesquisa espontânea, Bolsonaro subiu 18% para 23%. Enquanto Lula oscilou de 32% para 30%. A atual pesquisa Datafolha foi realizada entre terça (22) e ontem (23), ouvindo 2.556 eleitores em 181 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Desse modo, Lula tanto pode estar 41% quanto com 45%. Enquanto a soma dos adversários, pode estar entre 45% e 49%. Ou seja, o confronto de Lula com os demais somados está no limite da margem de erro para empatar no primeiro turno.

Cenários

No primeiro cenário avaliado pelo Datafolha, além dos quatro primeiros, João Doria (PSDB) e André Janones aparecem logo atrás, ambos com 3%. Na sequência, Vera Lúcia, Simone Tebet (MDB) e Felipe d’Avila (Novo), marcaram 1%. Leonardo Péricles não pontuou. Brancos, nulos ou nenhum somam 6%, ante 2% que não sabem.

Em outro cenário, sem Doria, o pelotão de cima permanece praticamente inalterado. Apenas Ciro vai a 7%. Janones tem 3%. Eduardo Leite (PSDB), Vera Lúcia e Tebet têm 1%. Péricles e d’Avila não pontuaram. Brancos e nulos são 7%, enquanto 3% não sabem.

No terceiro cenário, sem Leite e Tebet, Lula sobe para 44%, enquanto Bolsonaro se mantém com 26%. Moro e Ciro aparecem com 8% e 7%, respectivamente. Mais atrás, aparecem Janones, com 3%, e Doria, com 2%. Vera Lucia e Felipe d’Avila voltam a marcar apenas 1%, e Péricles não pontou. Brancos e nulos somam 6%; não sabem, 2%.

Por fim, sem Leite e Doria, Lula fica com 43%, contra 26% de Bolsonaro. Ciro e Moro empatam com 8%. Janones volta a marcar 3%, seguido por Vera Lúcia e Tebet, com 1%. Nesse último cenário, Péricles e d’Avila não pontuaram novamente. Brancos e nulos chegam a 7% e 3% não sabem.

Lula: maioria no Nordeste e entre jovens

A pesquisa Datafolha também revela que 55% dos eleitores do Nordeste declararam voto em Lula. Ele também lidera entre os jovens (51%) e menos escolarizados (55%). Por outro lado, Bolsonaro tem 50% de apoio entre os empresários, ante 20% do petista. No entanto, o atual presidente tem apenas 16% da preferência entre os desempregados.

Entre os mais pobres, que compõem 53% da amostra da pesquisa, Lula tem a preferência de 51% dos entrevistados. Já entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos, Bolsonaro tem 38%, contra 27% de Lula. Na faixa de renda acima de 10 salários mínimos, Bolsonaro tem 39%, Lula, 27%. Entre o eleitorado evangélico, ambos estão em empate técnico. O atual presidente tem 37%, ante 34% que preferem Lula.