eleições 2014

Pesquisa CNI/Ibope aponta Dilma com 39% dos votos e indica segundo turno

Dilma é seguida por Aécio Neves (PSDB), com 21%, e Eduardo Campos (PSB), com 10%. Na projeção de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria o tucano por 43% contra 30%

roberto stuckert filho/pr

Na projeção de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria o tucano por 43% contra 30%

São Paulo – Pesquisa CNI/Ibope divulgada na manhã desta quinta-feira (19) mostra que a presidenta Dilma Rousseff  (PT) tem 39% das intenções de voto, liderando a disputa. O resultado indica a realização de segundo turno, pois os demais adversários juntos têm 40% da intenção dos votos.

Dilma é seguida por Aécio Neves (PSDB), com 21%; Eduardo Campos (PSB), com 10%; Pastor Everaldo (PSC), 3%; Magno Malta (PR), 2%, e José Maria (PSTU), 1%. Candidatos nanicos somam 3% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 16%.

Na projeção de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria o tucano por 43% contra 30%. Já entre a presidenta e Campos, ela venceria a disputa por 42% contra 22%.

Na pesquisa anterior, realizada em maio, Dilma tinha 40%. Aécio Neves tinha 20% e Eduardo Campos tinha 11%. Pastor Everaldo Pereira manteve o percentual.

O estudo mostra que um quarto do eleitorado não tem interesse nas eleições e 29% têm pouco interesse.

Aprovação do governo

A aprovação ao governo Dilma Rousseff caiu 5 pontos percentuais e está em 31% ( “bom” ou “ótimo”), o mesmo nível que estava um ano atrás. Na pesquisa anterior, em março, o percentual era de 36%. O governo é regular para 34% e ruim ou péssimo para 33%. A confiança na presidenta passou de 48% para 41%.

Sobre a maneira de governar, 44% aprovam e 50% desaprovam. Antes os percentuais eram de 51% e 43%.

A pesquisa avaliou a percepção sobre nove áreas de atuação do governo. A saúde é a área com o maior percentual de desaprovação: 78%. A melhor avaliação é a do combate à fome e à pobreza: 41% apoiam as ações.

A pesquisa CNI/Ibope foi realizada nos últimos dias 13 a 15 com 2.002 pessoas. É a segunda de quatro feitas no ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais.