5º Congresso

Vannuchi: ‘PT reafirma compromisso de ser governo, mas não põe o dedo na ferida’

Analista da Rádio Brasil Atual comenta bastidores do quinto congresso nacional do partido e lamenta oportunidade perdida de dar 'uma sacudida interna'

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Para analista político, por sua história, PT deveria ser considerado um patrimônio da democracia brasileira

São Paulo – O analista político Paulo Vannuchi afirma, em comentário à Rádio Brasil Atual hoje (15) que, durante o quinto congresso do PT, ocorrido em Salvador, entre quinta-feira e sábado (11 a 13), o partido reafirmou seu compromisso histórico com o dever de ser governo. “Mas faltou uma sacudida interna, não foi feito um profundo reexame da sua organização interna”, acrescentou.

“Lamento o PT não ter aproveitado o precioso momento para colocar o dedo na ferida”, diz Vannuchi, que prega a necessidade de reafirmação da solidariedade interna e da unidade do partido, bem como um “canal mais sólido de diálogo com os movimentos sindicais, populares, organizações de bairros, com a luta dos trabalhadores rurais”.

O analista diz que o partido precisa recobrar o vigor de outros tempos para romper com o cerco promovido pela mídia e por partidos de oposição, que vem se estreitando.

“Quando ele é atacado, furiosamente, pelas forças reacionárias de direita, que perdem a vergonha de fazer propaganda de volta da ditadura militar, a apologia da tortura, nós temos a comprovação de que o ataque ao PT não é pelos seus defeitos, que existem, sim, e não são poucos, mas é pelas suas grandes qualidade”, ressalta.

O “profundo reexame” na organização do partido defendido pelo analista não é, contudo, um retorno às práticas de seus primeiros anos, já que agora acumula experiências das vitórias e derrotas”. Para Vannuchi, por sua história, o PT deveria ser considerado um patrimônio da democracia brasileira. “É a primeira vez que a classe trabalhadora se organiza, faz um projeto de poder, de Brasil, vence, governa, muda o país.”

Ouça o comentário completo para a Rádio Brasil Atual: