inclusão

No Paraguai, Lula recorda saída do Brasil de Mapa da Fome da ONU

Presidente paraguaio apresentou Lula como amigo do país e inspiração para políticas sociais

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Políticas sociais: presidente Cartes, com cartão do Bolsa Família, e Lula, com o do programa Tekoporã

São Paulo – “Só quem pode fazer o investimento, que o único retorno é a saúde e a escola de uma criança, e não ter retorno financeiro, é o Estado”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um seminário hoje (8), em Assunção, capital do Paraguai. O evento marcou dez anos do programa de transferência de renda no país.

Apresentado como “amigo do Paraguai” pelo presidente Horácio Cartes, Lula contou a experiência brasileira na redução da pobreza, que levou o país a sair do Mapa da Fome da ONU. “Tínhamos 54 milhões de pessoas que viviam abaixo da pobreza”, ressaltou.

Cartes lembrou que as políticas públicas sociais do governo Lula inspiraram a busca paraguaia por um desenvolvimento econômico inclusivo. O programa de transferência Tekoporã beneficia mais de 600 mil pessoas no Paraguai, com objetivo de eliminar a pobreza.

No Brasil, o Bolsa Família, integrado a outras políticas sociais, tirou 36 milhões de pessoas da miséria.

A defesa do Estado como agente transformador na sociedade, perante o capital empresarial, cujo objetivo é o retorno financeiro e o lucro, também foi pauta do ex-presidente. “Só o estado pode garantir que as pessoas tenham igualdade de oportunidade e condições.”

Com informações do Instituto Lula