No Pará, governador será eleito no 2º turno

São Paulo – Com 99,22% das urnas apuradas no Pará é certa que a eleição para governador irá para o 2º turno no dia 31 de outubro. Com 48,99% dos […]

São Paulo – Com 99,22% das urnas apuradas no Pará é certa que a eleição para governador irá para o 2º turno no dia 31 de outubro. Com 48,99% dos votos válidos aparece Simão Jatene (PSDB). Ana Julia (PT) tem 35,99%. Agora os dois candidatos devem partir para conseguir novas parcerias. Em terceiro ficou Domingos Juvenil (PMDB) com 10,77% dos votos. Ele pode ser o fiel da balança na eleição deste final de mês.
 
Os dois candidatos devem buscar, também, o apoio de Jader Barbalho (PMDB). A campanha de Ana Júlia aposta que a aliança nacional entre PT e PMDB vai falar mais alto.
 
O debate central da campanha até agora no estado foi sobre o melhor modelo de desenvolvimento e de gestão. Jatene foi o antecessor de Ana Júlia no governo, que foi comandado pelo PSDB durante 12 anos. A atual governadora afirma que teve que arrumar a casa no primeiro mandato porque teria recebido o estado quebrado. Já o tucano contesta a “herança maldita” e acusa a petista de incompetência.

Senado

 O candidato do PSDB, Flexa Ribeiro conseguiu se reeleger com mais de 67% dos votos válidos. São 1.807.233 votos. Quem também se elege para a outra cadeira do estado do Pará ao senado é a candidata do Psol, Marinor Brito que teve 27,13%