intolerância

Movimentos repudiam advogado que agrediu senadora Vanessa Grazziotin

Documento assinado por 27 entidades pedem justiça contra o advogado Paulo Demchuk, do Movimento Brasil Livre, que agrediu senadora em voo para Curitiba no dia 31, dia da aprovação do impeachment

divulgação

Demchuk e a senadora: agressões mostram a face da intolerância dos movimentos conservadores

São Paulo – A União Brasileira de Mulheres (UBM) divulgou um manifesto em que repudia o advogado de Curitiba Paulo Demchuk, que agrediu a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) em voo para a capital paranaense, no último dia 31, data da aprovação pelo Senado do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O advogado é membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e do movimento separatista O Sul é Meu País. Segundo o documento da UBM, as agressões foram feitas enquanto a senadora desembarcava no aeroporto de São José dos Pinhais para visitar sua mãe, que reside em Curitiba.

“A violência contra a senadora Vanessa é, na prática, a violência contra as mulheres, e se constitui em uma prática machista e covarde, e deve receber a reprovação das entidades e da sociedade em geral”, afirma o manifesto.

Segundo informou hoje (14) o blog do jornalista Esmael Morais, “a parlamentar tem recebido fartos materiais indicando que Demchuk é contumaz agressor de mulheres, crianças, juízes e quem cruzar seu caminho, de acordo com o Ministério Público do Paraná”. Ainda segundo o blog, “no último dia 30 de agosto, por exemplo, o promotor de Justiça Dicesar Augusto Krepskyofereceu denúncia contra Demchuk, que, conforme relato, teria desferido chutes e pontapés contra um casal e atingido até um bebê de dez meses com spray de pimenta”.

“Eu fui agredida fisicamente por esse senhor, que espero que pague, pague, com toda a força e determinação da Justiça brasileira”, protestou a senadora do PCdoB, que recebeu a solidariedade de seus pares de todos os partidos políticos.

O blog ainda destaca que o advogado é descontrolado e voraz: “Paulo Demchuck é conhecido no meio jurídico como um homem que não controla seus impulsos. Agressivo, acumula queixas de agressões físicas e verbais em sua carreira conforme relatos. Nem mesmo magistrados parecem merecer o respeito do advogado. Não são poucos os relatos e queixas que recaem contra o advogado sobre desacato e ofensas a magistrados nos tribunais”.

Demchuck responde processos pesados por estelionato, fraudes processuais e agressões físicas e verbais. Ele é um homem que se coloca acima da lei e legitima o que ele chama de “direito de hostilizar”.

Leia a íntegra do documento da UBM:

Entidades do movimento social, de mulheres, feministas e de direitos humanos do Paraná repudiam advogado que agrediu a senadora Vanessa Grazziotin

As Entidades do movimento de mulheres, feministas e de Direitos Humanos do Paraná vêm a público manifestar seu repúdio a atitude do advogado Paulo Demchuk que em atitude de completo destempero e com violência agrediu a senadora Vanessa Grazziotin, que desembarcava no aeroporto em São José dos Pinhais para visitar sua mãe que reside na capital paranaense.

As Entidades clamam pelo resgate aos fundamentos da Constituição que é o respeito do princípio da dignidade humana. É preciso que defendamos uma sociedade que consiga viver na pluralidade, aceitarmos e respeitarmos as ideias contrárias e assegurarmos que essas ideias possam se manifestar. Os atos de violência depõem contra o Estado Democrático de Direito e a Constituição, e são intoleráveis.

A violência contra a senadora Vanessa é na prática a violência contra as mulheres, e se constitui em uma prática machista e covarde, e deve receber a reprovação das entidades e da sociedade em geral.

Neste caso, o que causa ainda mais indignação é constatar que o agressor é membro da Comissão de Ética da OAB – Paraná. Representante de uma organização política, ele deveria ter maior dever ético e moral em observar as leis, o respeito e os bons costumes.

Ante a tal fato horrendo as entidades signatárias condenam veementemente a atitude agressiva e covarde do advogado Paulo Demchuk e colocam-se solidárias à senadora Vanessa Grazziotin.

Diante da gravidade do episódio, o qual deve envergonhar a cidade de Curitiba e o Estado do Paraná, conclamamos no sentido de apurar os fatos e punir rigorosamente o referido advogado que, no nosso entender, perdeu a condição ética e moral.

Chega de violência contra a mulher!

Por uma cultura de paz!

Curitiba, 12 de setembro de 2016.

Assinam:

União Brasileira de Mulheres – UBM – Paraná

Marcha Mundial de Mulheres – MMM

Rede de Mulheres Negras do Paraná

Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Regional Paraná

Fórum Popular de Mulheres do Paraná

ONG Maria do Ingá Pelos Direitos da Mulher

Casa Latino Americana – Casla

Coletivo de Advogados (as) pela Democracia

Serviço de Paz e Justiça – Serpa

Movimento Mulheres Pela Democracia – Paraná

União da Juventude Socialista – Paraná

União Paranaense de Estudantes

União Paranaense de Estudantes Secundaristas

Sindipetro

Sindisaúde

Senge – Paraná

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – Paraná

Coletivo De Mulheres da Cut – PR

Fetec – Paraná

Grupo Dignidade

Centro Paranaense da Cidadania (Cepac)

Espaço Paranaense da Diversidade LGBT

Instituto Brasileiro de Diversidade (Ibdsex)

Dom da Terra Afro (LGBT)

Associação Paranaense da Parada da Diversidade (Appad)

Aliança Jovem (LGBT)

Fórum Paranaense das Religiões de Matrizes Africanas

Assista a vídeo divulgado pelo Mídia Ninja no Facebook: