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Manual do avião de Campos alertava para risco em procedimento

Recolhimento da extensão das asas podia fazer a aeronave embicar e perder altitude em velocidades acima de 370 km/h

Renato Silvestre/Folhapress

Eduardo Campos era candidato à presidência pelo PSB, tendo Marina Silva como vice

São Paulo – O avião Cessna Citation 560 XL, modelo em que Eduardo Campos viajava quando sofreu o acidente fatal no último dia 13, na cidade de Santos, no litoral paulista, traz um aviso no manual para o risco da aeronave perder altitude de forma abrupta, caso os flaps (abas das asas que aumentam a sustentação nos aviões) sejam recolhidos em velocidade superior a 200 nós (370 km/h). “Atenção: não recolha os flaps acima de 200 nós. O movimento associado do estabilizador pode provocar um mergulho significativo do bico da aeronave”, aponta o alerta. As informações são do jornal Folha de S. Paulo hoje.

No procedimento de pouso, o piloto precisa baixar os flaps, que são extensões das asas e auxiliam na frenagem do avião. Porém, ao arremeter, o piloto necessita de força máxima para retomar a altitude, o que supera os 370 km/h. A velocidade máxima do Cessna é de 850 km/h. Caso os flaps fiquem abertos, o piloto deve reduzir a velocidade e a altitude, para só então recolhê-los.

Se durante a arremetida do pouso do voo de Campos o piloto não recolheu os flaps corretamente, pode ter sofrido a situação descrita, perdendo o controle da aeronave. O problema é específico do modelo Citation e ocorre por um efeito aerodinâmico na asas menores localizadas na cauda da aeronave (estabilizadores horizontais).

O manual é produzido pela empresa norte-americana Flight Safety, que treina empresas e pilotos em voos com aviões da Cessna.

Ainda segundo o jornal, a Cessna incluiu a orientação no manual após um incidente com um jato Citation na Suiça, em 2004. No ocorrido, não houve vítimas. O avião mergulhou quando estava a 2.740 metros de altitude e só foi estabilizado a 940, perdendo 1800 metros.

A investigação do acidente prossegue no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica, que não se pronunciou oficialmente sobre as causas do desastre.

Campos faleceu em um acidente com avião que o trazia do Rio de Janeiro para um evento no município de Guarujá, após a aeronave arremeter a primeira tentativa de pouco na base aérea de Santos. O avião modelo Cessna 560 XL Citacion, prefixo PR-AFA, caiu por volta das 10h.

Além dele, morreram no acidente os pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins, o ex-deputado federal, Pedro Valadares Neto, o cinegrafista Marcelo Lira, o fotógrafo Alexandre Gomes e Silva e o assessor de imprensa da campanha Carlos Augusto Leal Filho.