Em visita a Haddad, Lula destaca importância de participação popular no governo

Ex-presidente teve um encontro particular de 20 minutos com o prefeito de São Paulo. Depois reuniram-se por uma hora com secretários municipais, a vice-prefeita, Nádia Campeão, e diretores do Instituto Lula

Ex-presidente insistiu com Haddad para que o prefeito leve em conta parcerias com o governo estadual

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se hoje (16) com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e parte do secretariado municipal. Segundo Haddad, foi uma conversa informal e Lula teria se concentrado em dois assuntos: parcerias da prefeitura com os governos estadual e federal e participação popular na administração.

“Nós discutimos muito a questão das conferências municipais, a necessidade de sempre estar buscando a proximidade com a população para explicar as políticas, construir as políticas, prestar contas. Isso também ocupou boa parte da nossa conversa”, disse o prefeito. 

A reunião, ocorrida na prefeitura, durou cerca de uma hora. Antes, Lula teve uma conversa de 20 minutos a sós com Haddad. De acordo com o prefeito, depois de voltar de viagem de férias, o ex-presidente lhe telefonou e pediu para que se encontrassem.

Lula chegou de carro à prefeitura por volta de 10h40, acompanhado pelos ex-ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) e pela ex-assessora especial Clara Ant, hoje diretores do Instituto Lula. De acordo com informações do instituto, o encontro foi uma visita de cortesia do presidente.

Participaram da reunião a vice-prefeita, Nádia Campeão (PcdoB), o chefe de gabinete de Haddad, Gustavo Vidigal, e dez secretários municipais.

“Não havia uma agenda de trabalho propriamente dita. Trocamos impressões sobre o trabalho no município, a experiência que o ex-presidente Lula acumulou na presidência e, dando exemplos de parcerias exitosas, ele citou o caso do Rio de Janeiro, onde prefeito, governador e presidente se entenderam em torno de um plano de desenvolvimento para o estado e o município”, disse o prefeito. Ele também afirmou que Lula insistiu muito para que ele leve muito em conta as possibilidades de parceria com o governo estadual.

Segundo Haddad, a conversa girou em torno das possibilidades que estão dadas em função da atual realidade econômica do Brasil e do amadurecimento da política e da própria classe política. Disse que Lula citou como exemplo de amadurecimento da atual política brasileira a proeminência dos interesses do cidadãos sobre a questão partidária.