Lula reúne-se com PMDB e PT para formalizar aliança para 2010

Segundo Berzoini, o encontro desta terça-feira (20) 'será um gesto para o mundo político, para o povo brasileiro'. PT teria a cabeça de chapa e o PMDB a vice

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, devem participar da reunião que firma protocolo de intenções para 2010 (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se nesta terça-feira (20), à noite, na Granja do Torto com as principais lideranças do PMDB e do PT. Será o segundo encontro do presidente com as lideranças peemedebistas na busca da formalização de uma aliança com o PT, para as eleições presidenciais do ano que vem. As negociações indicam que o PT teria o candidato à Presidência da República e o PMDB à vice.

Inicialmente a reunião estava agendada para esta quarta-feira, mas foi antecipada segundo o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Álves (RN). Nos estados, a aliança não precisaria ser seguida.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) também confirmou a mudança de data para esta terça. “Não há justificativa nem política nem moral para, num momento desse, negar-se a participar das eleições do ano que vem”, disse Sarney.

Berzoini disse que o PMDB, o PT e outros partidos aliados, estão trabalhando juntos, com determinação, para viabilizar o apoio à candidatura do PT.  De acordo com ele, os dois partidos podem firmar um protocolo de intenções para a eleição presidencial, já que a formalização da aliança entre as legendas, só aconteceria no ano que vem, no momento das convenções partidárias que indicarão os candidatos às eleições. Segundo Berzoini, o encontro “será um gesto para o mundo político, para o povo brasileiro”.

A pré-parceria é uma forma de distensionar problemas estaduais. De acordo com Álves, nas disputas regionais em que os partidos são rivais, como Bahia e Rio Grande do Sul, as divergências serão respeitadas. “A solução encaminhada, e mais respeitosa, nesse caso, são dois palanques. Um para a Dilma e outro para o vice do PMDB”, afirmou Alves.

A preocupação dos pemedebistas é com a formalização da aliança o quanto antes para poder definir estratégias e evitar a formação de chapas que dificultem o acordo nacional. No último dia 6, o presidente Lula e as lideranças do PMDB tiveram a primeira reunião para discutir a formalização da aliança. As lideranças do PMDB querem apressar o processo de diálogo, para estancar eventuais dissidências nos estados.

Pelo PT deverão participar da reunião a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), entre outras lideranças do partido, além do presidente Lula.

O PMDB deverá estar representado na reunião pelos presidentes da Câmara, deputado Michel Temer (SP) e do senado, José Sarney (AP), além de ministros, outros parlamentares e até governadores.

O presidente da Câmara, aliás, é o nome mais cotado para a vaga de vice, embora o PMDB ainda considere prematura a indicação. “Não há nomes ainda, vamos esperar a reunião de hoje. Pode ser, pode não ser, mas é natural que, como presidente da legenda, ele é o nome que mais agrega”, afirmou Alves.

Com informações da Agência Brasil