Corrida eleitoral

Lula lidera corrida presidencial com 42% e Bolsonaro tem 34%, diz pesquisa FSB

Na simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 53% dos votos, enquanto o atual presidente ficaria com 40%

Reprodução / TV Globo
Reprodução / TV Globo
Lula lidera disputa eleitoral em pesquisa divulgada nesta segunda-feira

São Paulo – Pesquisa da FSB Comunicação para o banco BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (5) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42% das intenções de voto no primeiro turno das eleições presidenciais de outubro. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tem 34%. No último levantamento, divulgado em 29 de agosto, o petista aparecia com 43%, contra 36% do presidente.

A pesquisa realizou 2 mil entrevistas por telefone de sexta até ontem (2 a 4). Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01786/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para um intervalo de confiança de 95%.

Confira a posição de cada candidato

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 42% (1 ponto percentual a menos do que na pesquisa anterior);
  • Jair Bolsonaro (PL): 34% (- 2 pontos percentuais);
  • Ciro Gomes (PDT): 8% (- 1 ponto percentual);
  • Simone Tebet (MDB):  6% (+ 2 pontos percentuais);
  • Pablo Marçal (Pros): 1% (mesmo percentual);
  • Vera Lúcia (PSTU): 1% (mesmo percentual);
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (+ 1 p.p).

José Maria Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram. Brancos e nulos somam 1%. Não sabem ou não responderam correspondem a 3%, mesmo percentual dos que responderam não votar em nenhum candidato.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 53% dos votos, enquanto o atual presidente ficaria com 40%.

Leia também: Lula destaca valorização e educação em encontro com trabalhadoras domésticas

Se o embate for entre Lula e Ciro, o petista venceria por 46% a 35%. No cenário entre o ex-presidente e a senadora Simone Tebet, o placar é de 48% para Lula contra 32% para a medebista.

Já se Bolsonaro passar para a segunda etapa com Ciro, o candidato do PDT venceria a disputa por 49% a 39%. Numa disputa entre Bolsonaro e Simone, a senadora fica com 46% e o presidente, com 40%.

Com informações do Poder360