Eleições 2022

Ipec divulga nova pesquisa para presidente nesta segunda

Último levantamento do antigo Ibope mostrou ex-presidente Lula à frente, com 44% de votos. Pesquisa de hoje deve mostrar impactos do 7 de Setembro “sequestrado” por Bolsonaro

Arquivo/EBC/Ricardo Stuckert
Arquivo/EBC/Ricardo Stuckert
Na última pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderava com 44% da preferência do eleitorado. Em seguida, aparecia o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 31%

São Paulo – O Ipec, antigo Ibope, promete para a noite de hoje (12) mais uma rodada de pesquisas de intenções de voto para a Presidência da República. O último levantamento, divulgado na última segunda-feira (5), mostrou, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% da preferência do eleitorado. Em seguida, o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 31%.

Considerando apenas os votos válidos, Lula marcou 50% das intenções de voto. Com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, o candidato da coligação Brasil da Esperança mantinha chances de sair vitorioso já no primeiro turno. Em uma simulação sobre possível segundo turno, Lula seria vencedor com 52% dos votos, ante de 36% de Bolsonaro.

Há 20 dias da eleição, Lula tem 46% e supera demais adversários, que somam 44%

Ainda segundo o mais recente levantamento do Ipec, brancos e nulos somaram 6% no primeiro turno, enquanto 5% declararam não saber ou não quiseram opinar. Já na simulação de segundo turno, 9% dos entrevistados declaram voto em branco ou nulo e 3% disseram não saber.

Completando o quadro de concorrentes, Ciro Gomes (PDT) apareceu na terceira posição, com 8% das intenções de voto. Na sequência vieram Simone Tebet (MDB. 4%;), e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Tronicke (União Brasil), amobs com 1% cada. Os demais não pontuaram.

Fatos relevantes

Entre os fatos relevantes que podem alterar o cenário da pesquisa da semana passada para a de hoje está o 7 de Setembro. Bolsonaro sequestrou a data cívica do Bicentenário da Independência para fazer campanha. Em atos semelhantes ao da data no ano anterior, o presidente fez atacou com virulência opositores, fez declarações machistas e aproveitou a situação para se declarar “imbrochável”. Agora, tramitam na Justiça ações contra o presidente por abuso de poder, por usar a máquina pública em sua campanha pessoal.

A TV Globo encomendou a pesquisa e divulgará os resultados no Jornal Nacional, a partir das 20h50. O Ipec entrevistou 2.512 eleitores. O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob código BR-01390/2022