Pós-operatório

Lula já caminha pelo quarto e tem boa recuperação

Equipe médica prevê alta do presidente na segunda ou terça-feira

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A equipe médica que fez a cirurgia de quadril no presidente Lula, composta pelos médicos Ana Helena Germoglio (e), Roberto Kalil (c), Giancarlo Polesello (d), faz o balanço da cirurgia durante entrevista coletiva.

São Paulo – A recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 77 anos, é boa, de acordo com a equipe médica que o atende. Hoje ele já fez sessões de fisioterapia e caminho no quarto. O presidente teve uma noite sem intercorrências, considerara “estável”, segundo o boletim médico.

De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, Lula “já levantou, já caminhou” e até “já falou sobre política”.

Lula está internado no hospital Sírio-Libanês em Brasília. Ontem ele foi submetido a uma cirurgia de artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo. O procedimento serviu para corrigir o desgaste das cartilagens entre as articulações (artrose). Também fez uma correção da pálpebra, cirurgia que já estava programada.

Os médicos estimam que o presidente possa ter alta na segunda-feira (2/10) ou no dia seguinte. AO sair do hospital, o presidente segue para o Palácio da Alvorada, onde permanecerá por pelo menos três semanas.

Gleisi Hoffman

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffman, passou por uma cirurgia no coração na manhã deste sábado (30), no Hospital DF Star, em Brasília. De acordo com boletim médico, o procedimento para revascularização do miocárdio transcorreu com sucesso, sem quaisquer intercorrências ou complicações. 

Gleise foi internada na última quinta-feira (28) e, após exames, foi detectada uma obstrução coronariana.  

De acordo com o DF Star, o procedimento é rotineiramente realizado em casos de doença arterial coronária. A deputada recebeu dois enxertos de artéria mamária para restaurar a circulação sanguínea adequada ao coração. 

Após a conclusão da cirurgia, Gleisi Hoffman foi conduzida à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para observação. “A equipe médica responsável permanecerá monitorando o estado de saúde da deputada, que até o presente momento, apresenta sinais vitais estáveis, indicativos de recuperação progressiva”, diz o boletim. 

O boletim médico é assinado pela cardiologista Ludhmila Hajjar, chefe da equipe médica, pelo cirurgião cardiovascular, Fernando Antibas Atik, e pelo diretor médico do Hospital DF Star, Allisson Barcelos Borges. 

Com informações da Agência Brasil