Lula ironiza deputados por reajustar aposentadorias em ano de eleição

Presidente questiona “apreço” eleitoral (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil) São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o “apreço” dos deputados federais em relação aos aposentados. Para ele, […]

Presidente questiona “apreço” eleitoral (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o “apreço” dos deputados federais em relação aos aposentados. Para ele, a aprovação do reajuste de 7,7% para beneficiários que recebem mais do que um salário mínimo é decorrência do ano eleitoral.

“Todo mundo tem apreço pelos aposentados e em ano eleitoral aumenta o apreço de forma extraordinária”, ironizou. Na terça-feira (4), a Câmara aprovou reajuste acima da proposta do governo de 6,14%, enviada em medida provisória. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou, reiteradas vezes, que recomendaria o veto a Lula.

Lula declarou que prefere aguardar o fim da tramitação no Congresso do reajuste para tomar uma decisão sobre eventuais vetos. “O que temos que respeitar é que o Congresso Nacional tem sua autonomia, o Poder Executivo tem sua autonomia e somente quando o processo tramitar nas duas Casas e houver um resultado final é que cabe ao presidente tomar uma decisão. Enquanto isso vamos esperar”, disse a jornalistas.

Lula lembrou que o percentual proposto pelo governo foi fruto de acordo com as centrais sindicais. Ele voltou a defender a necessidade de haver compatibilidade entre reajuste e receita. “Não vejo nenhuma necessidade para nesse momento excepcional que o Brasil está vivendo a gente fazer qualquer espécie de loucura em qualquer área para que a gente atrapalhe um novo ciclo de desenvolvimento do país”, disse.

Com informações da Reuters e Agência Brasil