Risco de morte

Lula: é ‘Fora, Bolsonaro’, antes que ele destrua a democracia

Ex-presidente cobrou reação das instituições às posturas de Bolsonaro e criticou a falta de sensibilidade com as vítimas e trabalhadores

Reprodução
Reprodução
Lula também condenou pressão dos empresários pela reabertura das atividades

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmou nesta quinta-feira (23) que a pandemia de coronavírus prova definitivamente que Jair Bolsonaro não tem condições de governar o Brasil. Para Lula, “as instituições já deviam ter reagido” contra as atitudes inconsequentes do presidente.

“É preciso começar o ‘fora, Bolsonaro’ porque não é possível a gente permitir que ele destrua a democracia”, disse Lula, em entrevista transmitida ao vivo pelas redes sociais à Rádio Povo do Ceará. “A verdade é que o Bolsonaro não tinha condições de governar o Brasil nem em tempos de normalidade, quanto mais nessa crise.”

Lula também criticou a recusa de cooperação entre o governo federal e os governadores, em função da conduta de confronto adotada pelo presidente. “O problema do Bolsonaro é que ele não pensa em governar o país. Ele transformou os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e do Nordeste em inimigos, só porque o contrariam”, criticou, referindo-se à insistência do atual presidente em romper com as medidas de distanciamento social como forma de reduzir os impactos da pandemia sobre a população, usando a defesa da atividade econômica como argumento.

Ele também destacou a falta de sensibilidade de Bolsonaro, que segue tratando o número de vítimas fatais do coronavírus com desprezo. “Ele acha que é normal uma mãe enterrar um filho sem poder ver a cara dele? Estamos nessa situação.”

Trabalhadores contra a parede

O ex-presidente também atacou os discursos de Bolsonaro que contradizem sua prática. “No discurso, ele fala em preservar empregos, mas na prática manda medidas provisórias pra prejudicar os trabalhadores e retirar direitos”, afirmou Lula, em referência a matérias como a Medida Provisória (MP) 936, que possibilita a suspensão dos contratos de trabalho ou redução das jornadas e salários.

O líder petista também criticou a pressão de setores empresariais pela retomada das atividades econômicas em meio à pandemia. “Querem voltar a trabalhar? Mostrem seriedade. Façam com que os trabalhadores tenham garantia de que vão ter luvas, máscaras, transporte público higienizado. As pessoas precisam entender que não estão morrendo números. São seres humanos.”