Eleições 2022

Lula declara apoio a Roberto Requião ao governo do Paraná

“Vou trabalhar para que ele seja candidato a governador e que o PT o apoie”, tuitou Lula. Requião deixou MDB em 2021 e está sem partido

Reprodução Twitter
Reprodução Twitter
A aliança entre PT e ex-governador no Paraná pode impulsionar alternativa a Ratinho Junior

São Paulo – O ex-governador e ex-senador Roberto Requião (sem partido) terá apoio de peso na eleição de outubro para voltar ao Palácio Iguaçu a partir de 2023: do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT paranaense. O anúncio foi feito pelo próprio ex-presidente no Twitter, nesta quinta-feira (3). “Estamos comprometidos a apoiar no Paraná o companheiro @requiaooficial. Vou trabalhar para que ele seja candidato a governador e que o PT o apoie”, escreveu Lula.

Em vídeo no Youtube, Lula brincou: “Gosto do Requião de graça e eu gostava do Mário Covas de graça”, disse (link abaixo). No último domingo (30), pela segunda vez este ano, Requião declarou nas suas redes sociais que é pré-candidato ao governo do estado.

“Temos um histórico de proximidade com Requião muito antigo”, diz o deputado federal Enio Verri (PT-PR), que foi secretário de Planejamento do Paraná no governo de Requião de 2007 e 2009. Num primeiro momento, o PT não está reivindicando nenhuma vaga na composição da chapa. A intenção do partido é aumentar a bancada federal. Atualmente, o PT do Paraná tem três deputados na Câmara: além de Verri, a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, e Zeca Dirceu.

Sem partido

Requião deixou o MDB, onde esteve desde 1980, e ainda não definiu para onde vai. Ele pode ir para o PSB, onde ficaria em boa posição se a federação reunindo PT, PCdoB, PV e o próprio PSB vingar. A aliança PT e Requião no Paraná pode impulsionar uma alternativa ao atual governador, Ratinho Junior.

Em agosto do ano passado, por ocasião da saída de Requião do MDB, Lula chegou a convidá-lo a se filiar ao PT. Eles também conversaram sobre um projeto de oposição pós-Bolsonaro. O diálogo foi em São Paulo, segundo o colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles. Requião não respondeu a Lula publicamente na época, apenas disse que “partidos são ferramentas” e queria discutir ideias. Ele também foi convidado pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, a se filiar ao partido de Ciro Gomes.

Verri manifesta otimismo em relação à concretização da federação. Segundo ele, as conversas estão “andando bem”. “Tem que passar pelos diretórios dos partidos. Mas em termos de composição, na hora agá, cada um vai abrir mão, um pouco aqui, um pouco lá. Mas a federação vai sair no mínimo com esses quatro partidos”, avalia o deputado.

Lula declara apoio a Requião: