Favoritismo

Ipespe: Lula abre 20 pontos sobre Bolsonaro. Moro oscila para baixo

Pesquisa encomendada pela XP mostra ex-presidente com 43% e 44% no primeiro turno, em dois cenários. No segundo turno, ele segue vencendo todos os demais candidatos

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Para 57% dos eleitores, governo Lula foi melhor do que a gestão Bolsonaro

São Paulo – Pesquisa Ipespe divulgada nesta segunda-feira (20) confirma o favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições presidenciais de 2022. Para o primeiro turno, o petista abriu 20 de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o levantamento, se a votação fosse hoje Lula teria entre 43% e 44% dos votos. Já o atual presidente teria entre 23% e 24%, na pesquisa estimulada. Sérgio Moro (Podemos) oscilou para baixo, com 9%. Em novembro, o ex-juiz chegou a marcar 11%. Bolsonaro também caiu. No levantamento anterior, chegou a registrar 25% a 28%.

Ciro Gomes (7%) aparece tecnicamente empatado com Moro, na terceira colocação. Na sequência, em um dos dois cenários apresentados pelos pesquisadores, surge João Doria (PSDB), com 3%. Em seguida, Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila (Novo) ficaram com 1%. Brancos e nulos somaram 9%. Outros 3% não souberam responder.

Em outro cenário, mais amplo, Doria mantém o mesmo índice do primeiro. Cabo Daciolo (Brasil35), Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Vieira (Cidadania) aparecem com 1% cada, enquanto que Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou. Brancos e nulos somaram 8%, e apenas 1% não respondeu.

Esses dados corroboram os resultados das recentes pesquisas Datafolha e Ipec que apontam para a possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Lula ficou com 36% das intenções de voto. Nesse sentido, o petista tem seis pontos percentuais a mais que a soma dos demais candidatos. Depois dele vem Bolsonaro, com 23%, seguido por Moro e Ciro, empatados com 3%. Doria ficou com apenas 1%. Outros 23% não sabem ou não responderam. E 10% pretendem anular ou votar em branco.

Segundo turno

Além disso, numa eventual segunda rodada do pleito de 2022, Lula também sairia vitorioso com ampla margem em relação a todos os demais candidatos. Contra Bolsonaro, o petista marcou 53% contra 31%. Contra Moro, 52% a 33%.

Já se o adversário fosse Ciro, Lula marcaria 52% a 25%. Contra Doria, 53% a 22%. Por outro lado, Bolsonaro também perderia de Ciro Gomes (44% a 33%) e empataria com Dória – ambos com 43%.

Avaliação de governo

A pesquisa também mediu a avaliação e a aprovação do governo Bolsonaro. Mais da metade (54%) o consideram ruim ou péssimo. Além disso, aqueles que consideram o governo ótimo ou bom caíram de 25% para 24%. E subiu de 20% para 22% os que avaliam a atual gestão como regular.

Além disso, 57% dos eleitores afirmam que a gestão Bolsonaro é pior que o governo Lula. Apenas 7% dizem ser igual. E outros 27% ainda preferem o capitão.

O Ipespe realizou o levantamento entre 14 a 16 de dezembro de 2021, com 1.000 entrevistados de 16 anos ou mais, por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. Apesar de não levar mais oficialmente o nome, o trabalho foi encomendada pela XP.