no abc

Haddad aponta dificuldades para consenso em país ‘tão complexo’

Prefeito de São Paulo participou na noite de ontem (28) da abertura do Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século 21, em São Bernardo

pref. de sbc

Haddad e Marinho, prefeitos de São Paulo e São Bernardo: cidades em busca de diálogo

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), participou na noite de ontem (28) do Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século 21, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Ao falar da atual conjuntura política nacional, lembrou o período em que foi ministro da Educação, no governo Lula, para apontar as dificuldades de se conseguir o consenso em um país “tão complexo” como o Brasil.

“Quando começamos a discutir o Plano Nacional de Educação, houve muitas dificuldades e resistências, mas construímos o diálogo e depois o plano foi aprovado sem grandes problemas. Nos municípios não é diferente, daí a importância do diálogo, de ouvir os anseios da população”, comentou.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, abriu o evento, organizado por sua gestão, destacando a relevância do tema. “A história de consolidação de nosso município é um exemplo de sucessivos esforços para o futuro. Fazer um plano agregador é sempre um grande desafio e nisso desenvolvemos o projeto São Bernardo do Campo 2021, com propostas e caminhos de convergência que surgiram desde 2009. A cidade das pessoas é o resultado do desenvolvimento do mundo das ideias, e a cidade das pessoas deverá firmar suas ideias e trabalhar seus instrumentos e desenvolver as condições para acontecer. E este é nosso desafio”, afirmou.

O secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Tarcísio Secoli, destacou que os movimentos sociais desempenham um papel importante de participação e que os governantes precisam achar mecanismos para que a população manifeste e contribua com as propostas que tragam melhorias para o bem-estar de todos. “Esse nosso seminário tem como inovação trazer pessoas da sociedade civil para tratar dos temas apresentados. A inovação está em abrir as portas a esse tipo de contribuição, o que é uma marca importante de nosso governo.”

Gilberto Carvalho, presidente do Conselho Nacional do Sesi, relembrou que no mesmo dia 28 de agosto, em 1983, foi fundada a CUT. “Este seminário em um momento de crise tão aguda em nosso país é sinal de coragem de parar e de abrir espaço para reflexão e tentar produzir novas alternativas.”

Com informações da prefeitura de São Bernardo

Leia também

Últimas notícias