Contas públicas

Haddad anuncia nome da futura procuradora-geral da Fazenda Nacional

O futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou Anelize Lenzi Ruas de Almeida, funcionária de carreira, para o comando do órgão que representa a União em questões fiscais e auxilia no equilíbrio das contas públicas

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Anelize Lenzi Ruas de Almeida e Gustavo Caldas são funcionários de carreira da Fazenda Nacional

São Paulo – O futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou hoje (19) novos nomes da composição da pasta a partir de janeiro. Ele convidou Anelize Lenzi Ruas de Almeida para o comando da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O órgão é responsável por representar o Estado em questões fiscais, além de auxiliar no equilíbrio das contas públicas. O cargo de vice procurador-geral da Fazenda Nacional ficará com Gustavo Caldas.

Anelize é funcionária de carreira do órgão, onde trabalha desde 2006. Hoje, ela ocupa o cargo de subprocuradora-geral. A jurista é pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestra em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Em seu currículo ainda pesam trabalhos de subchefia de Assuntos Jurídicos da Presidência da República; procuradora-chefe da Dívida Ativa na 1ª Região; e diretora da Gestão da Dívida Ativa da União.

Ao aceitar a indicação de Haddad, Anelize não escondeu a felicidade pelo reconhecimento. “Estou radiante de estar aqui. Acho que o ministro Haddad tem essa percepção de que quanto mais investimento em diversidade e pluralidade, mais o ministério e a sociedade ganham com isso”, disse.

Já o vice, Gustavo Caldas, é procurador da fazenda nacional e Diretor-Geral do Centro de Altos Estudos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Ele possui mestrado em Ciências Jurídico-Econômicas pela Universidade de Coimbra (2008) e também leciona na Escola de Administração Fazendária.

Estratégia de Haddad

Haddad, por sua vez, destacou a relevância da posição. Para o ministro, trata-se de uma questão estratégica de acordo com sua visão da pasta. “É um tema de maior importância devida para a necessidade de uma atuação muito fina na defesa do Tesouro Nacional e da União junto aos tribunais superiores. Tem uma importância única na defesa da sustentabilidade fiscal de um país. Vamos estruturar um grupo de acompanhamento sobre risco fiscal no Brasil”, disse.

Por fim, o petista afirmou que deve anunciar novos nomes nos próximos dias. Haddad, inclusive, disse que pode fechar toda a equipe ainda nesta semana.

Leia também