São Paulo

Ex-secretário de Haddad anuncia saída do PT para assumir conselho do TCM

João Antonio, que estava à frente das Relações Governamentais da gestão Haddad, diz que quer evitar politização de atuação

São Paulo – O ex-secretário de Relações Governamentais da prefeitura de São Paulo e deputado estadual João Antonio da Silva Filho foi aprovado hoje (11) pela Câmara Municipal como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM). Durante sabatina com os parlamentares, ele anunciou que vai se desfiliar do PT para “priorizar apenas o interesse da população” no novo cargo.

Foram 40 votos favoráveis e nenhum contrário. Nove parlamentares do PSDB e do PPS se abstiveram da votação. João Antonio substitui o conselheiro Eurípedes Sales, irmão da vereadora Edir Sales (PSD), que se aposentou compulsoriamente no ano passado.

João Antonio afirmou que vai se pautar pela transparência em sua gestão como conselheiro, ao responder às afirmações dos vereadores de que o tribunal atua de forma governista. “É preciso transparência. O meu conceito de democracia é exatamente este: sociedade e parlamento devem fiscalizar a atuação do TCM.” Para João Antonio, a sociedade deve ser estimulada a participar e a cobrar do tribunal que seja firme em sua atuação.

Até hoje, somente as gestões de Luiza Erundina (PT, 1989-1992) e Celso Pitta (PPB, 1996-1999) tiveram as contas rejeitadas pelo tribunal.

O TCM é responsável por fiscalizar os gastos do Executivo, e também da Câmara, das empresas públicas, autarquias e sociedades de economia mista.

João Antonio tem 53 anos, é advogado, mestre em filosofia do direito. É filiado ao PT desde a sua fundação. Ele foi eleito vereador da capital por três mandatos consecutivos, tendo sido líder do governo Marta Suplicy (PT) nos anos de 2003 e 2004. Sua trajetória política é relacionada às comunidades de base da Igreja Católica e ao movimento sindical.

Com informações da Agência Câmara