Diálogo

Em reunião na FUP, Alckmin assume compromisso de debater conteúdo local e fertilizantes

Segundo dados do Ineep, de 2016 até hoje houve uma perda de 4,4 milhões de empregos com a “quebra” da indústria naval brasileira

Divulgação/FUP
Divulgação/FUP
Alckmin se reuniu com dirigentes dos petroleiros para conversar sobre setor petroquímico e indústria naval

São Paulo – A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou neste sábado que o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, assumiu com a entidade e sindicatos do setor o compromisso de criar um grupo de trabalho (GT) e conselho para debater políticas relativas a conteúdo local e fertilizantes, assim como de desenvolvimento de biocombustíveis e reindustrialização do país.

Como se sabe, os petroleiros entendem que a reindustrialização do país depende do fortalecimento da indústria do petróleo, com destaque para o chamado conteúdo local, como é chamada a política de valorização de matéria-prima e mão de obra brasileira na construção de plataformas, navios, sondas e refinarias.

Por isso, na reunião realizada na sexta-feira (10), os dirigentes da FUP sugeriram a Alckmin a criação do grupo de trabalho para tratar de conteúdo local. Os petroleiros cobraram participação da entidade no conselho que será criado e vai discutir uma política nacional de produção de fertilizantes, cujo objetivo é diminuir a dependência brasileira das importações, que representam 85% de todo o insumo utilizado no país, conforme a categoria.

Segundo dados do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), houve de 2016 até hoje uma perda de 4,4 milhões de empregos com a “quebra” da indústria naval – na expressão dos petroleiros.

Leia também: Petroleiros defendem imposto de exportação de óleo cru. PL, Novo e empresas são contra

Não é a primeira vez que Alckmin se reúne com petroleiros da FUP. Ele se aproxima de movimentos populares e sindicais desde a campanha eleitoral. Em junho de 2022, participou de reunião na qual ouviu as demandas da FUP para os setor.

“Construção da indústria naval”

De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, Tezeu Bezerra, a reunião com o vice presidente da República foi muito positiva. “A gente conseguiu assumir alguns compromissos com o ministro, como o esforço do ministério para criar um GT para falar sobre o conteúdo local e ajudar na (re)construção da indústria naval”.

*Com apuração da Camila Pimentel