Paraíba

Eleição em João Pessoa tem Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB) no 2º turno

Ex-governador Ricardo Coutinho estava entre os primeiros nas pesquisas para a eleição de João Pessoa, mas teve a candidatura impugnada pelo TSE

Reprodução
Reprodução
Cícero conseguiu abrir vantagem na liderança, mas Nilvan ficou apenas 0,2 ponto percentual à frente do terceiro colocado,

São Paulo – A eleição para a prefeitura de João Pessoa teve disputa acirrada até o fim e será definida em segundo turno, no próximo dia 29. Candidato do PP, o ex-senador Cícero Lucena e seu vice, o vereador Léo Bezerra, do Cidadania, tiveram 20,7% dos votos neste domingo (15). Vão disputar a prefeitura com o radialista Nilvan Ferreira e seu vice, o major do Exército Eduardo Milanez, ambos do MDB, chapa que obteve 16,6% dos votos válidos.

Muito próximo ficou o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), em terceiro, com 16,4%% dos votos. Seu vice, José Gadelha (PSC), foi secretário de Desenvolvimento Humano na atual prefeitura de João Pessoa, com Luciano Cartaxo. O deputado estadual Walber Virgolino e sua vice, a professora Leila Fonseca, ambos do Patriota, ficaram em quarto com 13,9% dos votos.

A candidata do PV, Edilma Freire, ex-secretária de Educação do município, ficou com 12,9% dos votos, ao lado da sua vice, a arquiteta Mariana Feliciano, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Concorreram, ainda, João Almeida (Solidariedade), Raoni Mendes (DEM), Anísio Maia (PT), Ítalo Guedes (Psol), Rama Dantas (PSTU), Camilo Duarte (PCO), Carlos Monteiro (Rede) e Rafael Freire (UP), abaixo de 2%. Votos brancos e nulos somaram 11,2%. As abstenções chegaram a 21,3% na eleição em João Pessoa.

Cidade do artesanato

A capital paraibana tem pouco mais de 800 mil habitantes (IBGE). É a cidade mais populosa do estado e a oitava do Nordeste brasileiro. Em 2017 recebeu da Unesco o título de cidade criativa, a Cidade Brasileira do Artesanato.

A principal atividade econômica da Paraíba representa 30,7% de todas riquezas produzidas no estado. O turismo é o principal produtor de renda e empregos, além do comércio. A cidade conta ainda com um parque industrial complexo que atrai grandes empresas à região.

Eleições 2020 na RBA