Copa 2014

Dilma afirma que Copa deve ser vista como ‘ação afirmativa contra o preconceito’

Em visita à sede da Fifa, em Zurique, a presidenta destacou a importância do evento no combate ao preconceito, racismo e à desigualdade de gênero

EFE

Dilma e Blatter afirmaram o caráter do evento como ‘movimento de afirmação da paz entre os homens’

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (23) que a Copa do Mundo de 2014 e o futebol devem ser vistos como uma “uma ação afirmativa na luta contra o preconceito e contra o racismo”. Dilma visitou a sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, e frisou que o esporte apresenta caráter coletivo, de “união de um povo”, positivo para a luta contra o racismo.

“O Brasil é um país que teve também no futebol um momento importante pelo qual uma parte de seu povo, sistematicamente alijado de suas riquezas, se afirmou”, disse.

Ela ressaltou que o esporte deve ser uma política afirmativa para promover a igualdade de gênero, como feito no futebol feminino. “O Brasil é o país do futebol e nós temos tido uma grande força no futebol feminino que está sendo profissionalizado com grandes atletas”, completou, lembrando a atuação da brasileira Marta, frequentemente relacionada entre as grandes jogadoras do mundo na modalidade.

O encontro de Dilma e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, sugeriu uma tentativa de aproximação entre a entidade e o governo brasileiro, que têm se mantido distantes entre si desde os inícios dos trabalhos para a realização da Copa. Para evidenciar o empenho pela realização do evento, Blatter propôs a Dilma um “aperto de mão da paz”.

Segundo a presidenta, o encontro marca a iniciativa, já proposta pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, e pelo Papa Francisco “de transformar a Copa do Mundo em um movimento que seja a afirmação da paz entre os homens” e do “entendimento entre as nações”.

Dilma voltou a afirmar que o Brasil está preparado para receber o mundial de futebol de 2014 e realizar a “copa das copas”. Em meio a críticas com relação aos atrasos na entrega de estádios, a presidenta argumentou que o governo brasileiro está empenhado em finalizar as obras de infraestrutura, como a construção e reforma de aeroportos, portos e estádios.

“Isso [a finalização] inclui todas as obras necessárias para que a gente seja o país que recebe bem todos aqueles que vão nos visitar. Podem vir ao Brasil, vocês serão recebidos de braços abertos pelo povo brasileiro”, reforçou.