No Pará

Dilma afaga PMDB e diz que partido estará com PT na eleição nacional

Presidenta foi ao Pará, onde desembarcou para participar de cerimônia de inauguração do Complexo Portuário Miritituba-Barcarena, e afirmou que não pode parar de governar para cuidar de eleição

Roberto Stuckert Filho/PR

Presidenta foi ao Pará, onde participou de inauguração de Complexo Portuário

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje no Pará que o PT e o PMDB, do vice-presidente da República, Michel Temer, estarão “juntos” na eleição à Presidência da República deste ano. “É certo que o PMDB faz parte da minha base e que certamente PMDB e PT estarão juntos numa eleição nacional. Acredito que nos estados também, sempre que isso ocorrer, será muito bem-vindo”, declarou, em entrevista a emissoras de rádio em Belém (PA). “Sei que aqui no Pará essa aliança está sendo construída e está bastante sólida.”

Na realidade, parte do diretório estadual do PT se opõe à possibilidade de coligação estadual com o peemedebista Helder Barbalho, filho do ex-governador Jader Barbalho, figura sempre associada a casos de corrupção. Os quadros locais têm a intenção de lançar ao governo o deputado Cláudio Puty, mas o diretório nacional entende que a aliança com a família Barbalho é importante para as boas relações com o PMDB em nível federal.

Na quarta-feira, em São Paulo, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, negou que haja problemas na relação com o PMDB após a crise deflagrada durante o processo de negociações em torno do Marco Civil da Internet, que foi finalmente aprovado no Senado no dia 22. “Nossa relação é com o PMDB. Nossa relação tem que ser com o partido, e não com um personagem ou com outro, por mais importante que ele seja. Não tem mudança nessa relação”, disse o ministro.

Dilma está no Pará, onde desembarcou hoje (25) para participar de cerimônia de inauguração do Complexo Portuário Miritituba-Barcarena, da formatura de estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e da entrega de máquinas e equipamentos a municípios.

Na entrevista às rádios, ela anunciou a construção de uma ponte sobre o rio Xingu, ligando as cidades de Amapu e Altamira pela BR-230. Segundo a presidenta, a obra deve facilitar o escoamento da produção, ainda feita por balsas. Dilma afirmou também que os investimentos do governo federal em mobilidade urbana em Belém ultrapassam R$ 1 bilhão.

Afirmou ainda que não está em campanha, mas cumprindo sua agenda. “Sou presidenta da República, não posso parar de ser presidenta e ficar cuidando de eleição agora. Tenho que, fundamentalmente, destinar 100% do meu tempo para, não só anunciar obras – como vamos fazer aqui –, mas também participar de todos aqueles projetos que julgo fundamentais.”

Sobre a obra anunciada disse que ela tem o objetivo de facilitar o escoamento da produção. “Quando se fala em infraestrutura no Pará não se pode deixar de falar de uma ponte no rio Xingu ligando Altamira. Com uma ligação na BR-230, a Transamazônica vai ser ligada depois de Anapu no sentido Altamira. Vai ser uma ponte estaiada com 700 metros de comprimento, e vai viabilizar que se escoe melhor toda a produção. Porque hoje é assim: do lado da estrada você para, passa por barco e chega ao outro lado. Com a ponte não vai ter interrupção, vai escoar tranquilamente”, previu.

Com agências