Dilma: ‘Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo’

Respondendo ao tucano José Serra, a presidenta lembrou em comício de Fernando Haddad que na capital paulista lutou contra a ditadura e foi presa

Dilma abraça Haddad durante comício na zona leste de capital (Foto: Paulo Pinto)

São Paulo – Dividindo o palanque com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilma Rousseff fez ontem à noite (1º) um forte discurso durante comício da campanha de Fernando Haddad (PT) pela prefeitura de São Paulo, em Guaianases, na zona leste da cidade.

“Estou aqui como presidenta de todos os 27 estados do Brasil. Um país imenso como este, que tem uma coisa que espanta todo mundo, o tamanho da cidade de São Paulo, a maior cidade do Brasil, da América Latina e uma das mais importantes do mundo”, começou, emendando: “E eu estou aqui para meter o bico nesta eleição porque São Paulo é um lugar onde moram milhões de brasileiros. Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo”.

A fala foi um troco ao candidato José Serra (PSDB), que no dia 12 criticou Dilma por “meter o bico em São Paulo” e “dizer para os paulistanos como é que eles devem votar”.

Ainda respondendo a Serra, que também justificou sua “censura” à presidenta dizendo que ela “mal conhece São Paulo”, Dilma lembrou que a capital paulista fez parte de sua luta contra a ditadura. “Meter o bico na eleição de São Paulo quer dizer muito para mim. Eu morei na avenida Celso Garcia, conheci a luta contra a ditadura, pelas liberdades e pelos direitos dos paulistas, de brasileiros e brasileiras de meter o bico em todos os assuntos. Eu lutei em São Paulo e aqui estive presa no presídio Tiradentes” (prédio que foi demolido).

Dilma disse ainda que veio para apoiar Haddad assim como Lula a apoiou na eleição presidencial de 2010. “Fernando Haddad provou na prática que é um companheiro de fé, garantindo universidade a quem nunca tinha acesso, a quem nunca podia sonhar em ser doutor, para que a filha da faxineira possa ser doutora, o filho do motorista possa ser doutor”, disse.

A presidenta deu outro recado à campanha de José Serra, cujo nome não mencionou nem uma vez: “Eu venho aqui. Não para ser contra quem quer que seja, mas para ser a favor, dar o meu testemunho em favor de Fernando Haddad”. Se o petista for eleito, garantiu, “São Paulo será uma cidade muito mais humana. A questão principal serão as pessoas, as crianças, as mulheres e o nosso direito ao emprego, e sobretudo aos serviços públicos de qualidade”.

Participaram do comício, além de Lula e Dilma, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP), entre outros.