São Paulo

Tucano pede vista de processo contra Afif na Assembleia

Fernando Capez prometeu devolver parecer pela admissibilidade do pedido de cassação no dia 26

Márcia Yamamoto/Assembleia Legislativa

O tucano Fernando Capez é correligionário do autor do relatório, Cauê Macris

São Paulo – O deputado estadual Fernando Capez (PSDB) pediu vista ao parecer de colega tucano Cauê Macris sobre o pedido de cassação do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD). Em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR ) da Assembleia Legislativa, hoje (19), Capez se comprometeu a devolver o relatório no próximo dia 26.

O texto acata a representação apresentada por Carlos Giannazi (Psol), que pede a perda de mandato de Afif por acumular desde maio o cargo estadual com o de ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, recém-criada pelo governo federal.

Para Giannazi, o fato de Afif acumular os dois cargos representa “um absurdo não só moral ou ético, mas também jurídico”. Segundo ele, o vice-governador “serve a dois senhores”.

O deputado Antonio Mentor (PT), membro da CCJR, acusa os defensores da cassação de serem “autoritários” e lembrar a ditadura. “Eles querem revestir de legalidade essa atitude autoritária, como fez o AI-5, que tornou legais o arbítrio e a cassação”, afirmou, em matéria da RBA publicada na segunda-feira (17).