Eleições 2022

Datafolha no Rio de Janeiro: Castro tem 31% e Freixo 26%

Apesar da situação de empate técnico, Castro subiu 6 pontos em duas semanas, e Freixo, 3

Claudio Castro/Divulgação/Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Claudio Castro/Divulgação/Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Em um segundo, o atual governador bolsonarista teria 44%, diante de 37% do candidato do PSB

São Paulo – Pesquisa Datafolha para o governo do estado do Rio de Janeiro traz o candidato a reeleição, Cláudio Castro (PL) com 31%. Na segunda posição, colado, vem o opositor Marcelo Freixo (PSB), com 26%. Segundo a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (1º), os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais pra mais ou para menos. Essa foi a primeira pesquisa do instituto realizada no estado desde o início do horário eleitoral obrigatório em rádio em TV.

Bem atrás, estão os candidatos Rodrigo Neves (PDT), com 7%; o ex-governador Wilson Witzlr (PMB) e Cyro Garcia (PSTU) têm 3% cada. Apesar do registro da candidatura, Witzel está inelegível, já que sofreu impeachment em abril de 2021 e agora tenta reverter sua situação na Justiça. Brancos e nulos somam 14% e 10% afirmam não souberam ou não quiseram responder.

Em um possível segundo turno entre Castro e Freixo, o atual governador venceria, hoje, com 44%, diante de 37% do pessebista. Eles estão empatados no limite da margem de erro. Contudo, Castro subiu 6 pontos diante do último levantamento e Freixo caiu 2.

No Datafolha divulgado no dia 18, Castro e Freixo também estavam em empate técnico. Contudo, Castro subiu seis pontos – tinha 26% das intenções de voto, e Freixo tinha 23% – subiu 3. . Em terceiro lugar, aparecia o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves, com 5%. Eduardo Serra, Wilson Witzel e Ciro Garcia empatavam com 4%.

O levantamento, encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e feito entre terça-feira (30) e hoje, ouviu 1.202 eleitores. A pesquisa está registrada junto à Justiça eleitoral sob código RJ-06061/2022.