Eleições

Pesquisa XP/Ipespe mostra Lula com 43% e Bolsonaro com 35%

Levantamento mostra também que Lula é o nome mais lembrado espontaneamente pelos entrevistados: 40%, contra 34% de Bolsonaro

Agência Brasil/Ricardo Stuckert
Agência Brasil/Ricardo Stuckert
Lula segue lider nas pesquisas; Bolsonaro perderia para todos os candidatos no segundo turno

São Paulo – Nova rodada da pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta quarta (31), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estável na dianteira da corrida à Presidência. Lula tem 43% das intenções de voto no primeiro turno e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), 35%. Os dados correspondem à pergunta em que o entrevistador apresenta a lista de nomes.

Na pesquisa divulgada no fim de julho, Lula aparecia com 44% das intenções de voto, ante 35% do chefe do Executivo. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em intervalo de confiança de 95,45%, o resultado aponta estabilidade.

Confirmados os resultados, em um possível segundo turno entre os candidatos, Lula tem 53% das intenções de voto e Bolsonaro, 38%. Lula também ganharia de Ciro Gomes (PDT) com 51%, contra 31% do oponente. Bolsonaro também perderia para Ciro, que ficaria com 48%, ante 42% do atual presidente.

Lula é também o nome mais lembrado pelos entrevistados ao ser perguntado em quem votaria se a eleição fosse naquele dia: 40% disseram eleger o petista e 34% Bolsonaro.

De todos os 2 mil entrevistados entre sexta (26) e segunda-feira (29), 16% afirmaram que recebe ou que tem alguém na família recebendo o Auxílio Brasil. A pesquisa indica também aumento do interesse pela eleição. Em maio, apenas 52% dos entrevistados afirmavam ter muito interesse. O percentual foi aumentando um ponto mês a mês, chegando agora a 56%.