Eleição em PE

Com aval de Lula, PT oficializa nesta sexta apoio a Marília Arraes no 2º turno em Pernambuco

Candidata do Solidariedade, Marília Arraes conseguiu 23,97% dos votos válidos e vai disputar o segundo turno contra Raquel Lyra (PSDB), que ficou com 20,58%. Pela primeira vez, Pernambuco terá uma governadora mulher eleita no dia 30

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
A oficialização do apoio está marcada para esta sexta (7), às 10h, na sede do PT de Pernambuco. Marília também estará presente

São Paulo – O diretório estadual do PT em Pernambuco definiu na noite dessa quinta-feira (6), apoio à candidatura da deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) no segundo turno para o governo do estado. A oficialização do apoio está marcada para esta sexta (7), às 10h, na sede do PT de Pernambuco, no centro do Recife. Marília também estará presente no anúncio. 

De acordo com o partido, a decisão de apoiar a candidata do Solidariedade teve aval direto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concorre ao Palácio do Planalto. “É o melhor caminho que nós estamos trilhando aqui em Pernambuco. É uma candidatura que tem essa identificação com o campo popular e democrático. O partido vai inteiro, unificado com a candidata Marília nesse 2º turno”, destacou o deputado Carlos Veras (PT-PE). 

Em uma entrevista ao site Poder360, o parlamentar negou que a legenda tenha cogitado ficar neutra ou apoiar a adversária da deputada federal no 2º turno, a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), como havia sido noticiado pelo jornal Folha de S.Paulo. Segundo o veículo, o partido avaliava a possibilidade de apoio para ampliar a frente em torno de Lula no segundo turno da disputa presidencial. Mas o apoio de vereadores e deputados bolsonaristas à postulação de Raquel inviabilizou a subida do PT no palanque da candidata. 

Lula voltará a Pernambuco

Carlos Veras afirmou, contudo, que “nenhuma das hipóteses”, de neutralidade ou apoio ao PSDB em Pernambuco estavam em jogo. “Não somos de ficar em cima do muro. Infelizmente, Raquel migrou para o campo bolsonarista”, comentou apenas. A ex-prefeita de Caruaru ainda não se posicionou sobre a disputa presidencial. Raquel está reclusa com a família desde domingo (2), após a morte de seu marido, o empresário Fernando Lucena, de 44 anos, depois um mal súbito. 

A previsão é que a candidata retorne às atividades de campanha no começo da próxima semana, após a missa de sétimo dia do companheiro, prevista para este sábado (8). 

Marília, por sua vez, fecha a aliança com PT depois de seis meses de sua saída da legenda, a qual foi filiada por seis anos. Em março, ela ingressou no Solidariedade para concorrer ao governo estadual. Ainda no primeiro turno, o PT decidiu apoiar o candidato Danilo Cabral. Marília acabou confirmando o resultado das pesquisas e ficou em primeiro lugar nas eleições, no domingo, com 23,97% dos votos válidos. Enquanto que Raquel Lyra, que terminou em segundo, recebeu 20,58%. 

Desde o início do primeiro turno, a candidata do Solidariedade colou sua imagem à de Lula. Apesar de não ter o apoio oficial, Marília faz parte de um dos partidos que integram a coligação de apoio a Lula. Agora, de acordo com o diretório do PT em Pernambuco, o ex-presidente também deve voltar ao estado para participar da campanha da candidata a governadora. A data ainda não foi definida. Essa será ainda a primeira vez que o estado terá uma governadora mulher eleita no próximo dia 30. 


Leia também


Últimas notícias