Justiça

Centrais sindicais manifestam apoio a Lula na defesa da ‘vida, paz e soberania dos povos’

Manifestação do presidente “passa longe do antissemitismo” e mostra compreensão histórica, afirmam dirigentes

GOV BR/FAB/Divulgação
GOV BR/FAB/Divulgação
Grupo de brasileiros que estavam na área de conflito e foram repatriados: pela paz

São Paulo – Oito centrais sindicais, de diferentes pensamentos políticos, divulgaram nota em apoio à posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o conflito na Faixa de Gaza. Segundo as entidades, o líder brasileiro defende “a vida, a paz e a soberania dos povos, em sintonia com as decisões da Corte Internacional de Justiça”.

Assim, nesse sentido, não houve na manifestação de Lula qualquer traço de “antissemitismo”, do qual foi acusado. “Ao contrário, ele citou o Holocausto, evento ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial que vitimou milhões de judeus, como exemplo de extrema atrocidade. Isso mostra sua compreensão da história e seu senso de justiça”, afirmam ainda as centrais (leia o documento abaixo).

Justiça e igualdade

Os dirigentes repudiam a violência, independentemente de lado, e reafirmam a defesa do cessar-fogo e da paz. “Uma paz com justiça e igualdade!”, pedem.

Confira a íntegra da nota.

O presidente Lula defende a vida,
a paz e a soberania dos povos

As Centrais Sindicais brasileiras manifestam, por meio desta nota unitária, apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está sofrendo ataques da imprensa por sua declaração de repúdio ao massacre contra o povo palestino na Faixa de Gaza. Já são quase 30 mil mortos e 70 mil feridos, maioria crianças e mulheres palestinas.

Lula defende a vida, a paz e a soberania dos povos, em sintonia com as decisões da Corte Internacional de Justiça. É imperioso parar com esse genocídio.

Neste sentido, a fala do presidente Lula, ao contrário do que tem sido sugerido, passa longe do antissemitismo. Ao contrário, ele citou o Holocausto, evento ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial que vitimou milhões de judeus, como exemplo de extrema atrocidade. Isso mostra sua compreensão da história e seu senso de justiça.

Atualmente o povo palestino sofre uma violência genocida do Governo de Israel em retaliação aos ataques do Hamas em outubro de 2023. Não compactuamos com a violência de nenhum lado e, assim como o presidente Lula, queremos que a paz seja restaurada, para efetivamente proteger a vida e a soberania do povo palestino.

Queremos a paz e a proteção da vida. Uma paz com justiça e igualdade!

São Paulo, 20 de fevereiro de 2024


Sérgio Nobre
Presidente da Central Única dos Trabalhadores
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical
Ricardo Patah
Presidente da União Geral dos Trabalhadores
Adilson Araújo
Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

Moacyr Roberto Tesch Auersvald
Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores
Antônio Fernandes dos Santos Neto
Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros
Nilza Pereira, secretária-geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora
José Gozze, Presidente da PÚBLICA, Central do Servidor