Tragédia

Campos e assessores serão velados na calçada de palácio, em cerimônia conjunta

Decisão teve aval de familiares de vítimas de acidente aéreo. Evento será em local aberto para que possa contar com a participação do povo. Corpos serão levados à capital pernambucana no mesmo voo

Fernando Bizerra Jr./EFE

Comitê de campanha em Recife é marcado com faixas pretas em sinal de luto. Data de velório será definida

Brasília – Assessores do Palácio do Campo das Princesas informaram hoje (14) que, por decisão da família de Eduardo Campos e dos familiares dos seus assessores que também são de Pernambuco, o velório do candidato à presidência da República será realizado na calçada do Palácio, em cerimônia conjunta com o jornalista Carlos Percol e o fotógrafo oficial da campanha, Alexandre Severo – todos mortos no mesmo acidente de avião, ocorrido ontem em Santos, no litoral paulista.

Os corpos dos três chegarão a Recife no mesmo momento. Na manhã de hoje, a esposa de Campos, Renata, já tinha manifestado o desejo de que a solenidade fosse realizada a céu aberto. Ela tinha pedido ao cerimonial para que fosse organizada uma missa campal para que a população pudesse participar de todas as cerimônias e homenagens ao marido, na praça localizada em frente ao palácio, residência oficial do governo de Pernambuco e onde o ex-governador viveu por quase oito anos.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse na tarde de hoje que a expectativa é que o corpo do ex-candidato seja liberado, juntamente com os demais corpos, no sábado. “Ainda não tem prazo. Os trabalhos estão sendo feitos o mais rápido possível, mas podem levar ainda dois dias. Amanhã ou sábado”, disse o governador.

Segundo Alckmin, os sete corpos serão liberados conjuntamente, atendendo a um pedido feito pela viúva de Eduardo Campos. “Estamos fazendo grande esforço para que, o mais rapidamente possível, tenhamos a identificação das sete vítimas. Dona Renata, viúva de Eduardo Campos, nos pediu que todos fossem feitos juntos. Foi feita a coleta [dos corpos] em Santos e isso está praticamente encerrado. Do perfil genético, para fazer o exame de DNA, faltava apenas de um dos pilotos, e já foi um avião para Governador Valadares [MG] com um perito para fazer a coleta com um parente de primeiro grau para poder fazer o reconhecimento de DNA”, disse o governador.

Antes da entrevista coletiva, Alckmin esteve reunido em um almoço com o governador de Pernambuco, João Lyra Neto; a primeira-dama de Pernambuco, Leila Queiroz; a primeira-dama de São Paulo, Lu Alckmin; o presidente paulista do PSB, deputado Márcio França; além de secretários de estado e deputados, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

O governador de Pernambuco disse que o traslado do corpo de Eduardo Campos, de São Paulo para Recife, será feito, provavelmente, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). “A presidenta Dilma Rousseff conversou comigo por telefone, colocando à disposição todos os serviços que possam ser feitos pelo governo federal, inclusive o avião da FAB”, disse o governador de Pernambuco.

Já o corpo de Pedro Valadares, ex-deputado federal e um dos coordenadores da campanha de Campos, seguirão para Sergipe, onde a família o aguarda. O mesmo se dará com os restos mortais do cinegrafista oficial da campanha, Marcelo Lira, que seguirão para Alagoas, sua terra natal e onde estão seus familiares.

Os trabalhos de identificação dos restos mortais das vítimas no acidente estão sendo acompanhados por Albuquerque e vários políticos, além do irmão de Campos, Antonio Campos, e do governador de Pernambuco, João Lyra.