Mais mentiras

Bolsonaristas recortam trecho do ‘Flow’ e atestam fala de Lula sobre mentiras. Janones rebate o ‘crime’

Milícia nas redes tentam atribuir mentiras de Bolsonaro a Lula. André Janones reagiu didaticamente

Reprodução
Reprodução
Janones exibe pontos alterados de vídeo distribuído em redes bolsonaristas, inclusive, segundo ele, por Flávio Bolsonaro

São Paulo – A disseminação de mentiras por bolsonaristas nas redes sociais segue em marcha rápida. Um dia depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causar a maior audiência na história do YouTube ontem (19), no podcast Flow, uma cena manipulada sobre mentiras foi distribuída por seguidores de Jair Bolsonaro. O trecho descontextualiza fala em que Lula assinala que Bolsonaro disse que “regra é mentir” para chegar ao poder.

O ex-presidente afirmou: “Você não precisa mentir. Estava vendo um vídeo do Bolsonaro nesses dias, em que ele fala das meninas venezuelanas, ele diz ‘tenho que mentir, o político tem que mentir'”. No vídeo em questão, o atual presidente afirma: “50 milhões de empregos, 50 milhões de casas populares, triplicar o salário mínimo. Se não falar isso, não vai chegar. A regra é mentir. Quem mente mais, chega. Não estou mentindo, é verdade”.

O deputado André Janones (Avante-MG) classificou a manobra como crime e a denunciou. “Trucagem, montagem, tirar video de contexto é crime. Dá cassação e inelegibilidade”, diz Janones, em recado a Flávio Bolsonaro, o filho 01, um dos disseminadores, segundo Janones, da cena manipulada.

Confira

Rede de mentiras

Também ontem, a corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a existência de um “ecossistema” de fake news de bolsonaristas contra Lula. Hoje, o presidente do tribunal, Alexandre de Moraes, reconheceu a piora na disseminação de desinformação. Uma série de canais bolsonaristas, além de nomes como o próprio filho do presidente Carlos Bolsonaro, são alvos de investigações por disseminação de mentiras em massa. A mentira da vez foi divulgada por nomes como do pastor Silas Malafaia.

Moraes fez uma reunião com representante das maiores redes sociais do país. Ele pediu o aumento da vigilância. Isso porque o Judiciário está “enxugando gelo”, nas palavras da presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR). A velocidade e a quantidade de mentiras bolsonaristas é difícil de combater. “Estamos vendo um 2º turno piorando cada vez mais neste aspecto. E, isso, da parte do TSE vem demandando medidas mais duras”, disse o ministro.