Balanço da semana

‘Rede social importa, mas é melhor conversar olho no olho’, diz pesquisadora. Assista

No balanço da semana do “Revista Brasil TVT” , Cristina Serra, Luiz Marinho, Thainara Faria, Ana Júlia Bernardi, Maria Hermínia Tavares, Nilto Tatto e Marcelo Zero

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Balanço da semana destaca desafios do Brasil nas próximas três semana

São Paulo – O que esperar do acirramento da disputa presidencial no segundo e qual a importância da ampliação das alianças no campo progressista? A jornalista Cristina Serra, especializada na cobertura política, analisa o cenário no programa Revista Brasil TVT, que traz o balanço de uma semana depois da vitória de Lula sobre Bolsonaro no primeiro turno. O programa é exibido aos sábados e domingos, às 18h, pela TVT, e pode ser visto também a qualquer tempo nas redes da emissora e também aqui na RBA.

Nesse sentido, o presidente do PT paulista, Luiz Marinho, aprofunda o tema. Ex-ministro de Lula, Marinho foi prefeito de São Bernardo por duas gestões e presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a CUT. Eleito deputado Federal com 156 mil votos, ele aprofunda a discussão sobre a importância na campanha sem São Paulo. Com Fernando Haddad (PT) enfrentando Tarcísio de Freitas (Republicanos), o debate nacional ganha força no estado e pode ajudar a definir o resultado nacional.

Na mesma toada, a jovem vereadora de Araraquara (SP) Thainara Faria, de 27 anos, eleita deputada estadual pelo PT com 91 mil votos, reforça a necessidade de a campanha de Haddad e Lula no estado ampliar a sua energia nas ruas. Com o reforço das análises da professora de Ciência Política, Maria Hermínia Tavares de Almeida, da Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH-US), ela comenta o ato do movimento Direitos Já, organização progressista do centro democrático, em, defesa da eleição de Lula e Haddad.

Lula a governadores: ‘Democracia é direito a liberdade, e também a comer, a estudar e morar’

A também professora Ana Júlia Bernardi, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, é especializada na abordagem da política dentro da redes sociais. Ela reconhece a força da internet tanto para a difusão de debates sérios quanto para a introdução do pântano da desinformação na relações sociais. Mas alerta que o principal meio de enfrentar as baixarias das redes não é ficar debruçado na frente do computador ou sobre o celular: é o têteàtête.

“Pela nossas raízes, nossa cultura, tem essa questão da religião, mas também tem isso da proximidade, do calor humano. Então, é muito mais fácil conversar com alguém olho no olho. Trocando ideias e de fato ouvindo a pessoa, do que ficar trocando mensagem. Conversar, ligar para alguém, sair na rua e falar sobre esses assuntos tem um impacto muito maior. Até pela atenção que a pessoa te dá.”

O deputado federal reeleito Nilto Tatto, da Comissão de Meio Ambiente na Câmara, alerta que esse assunto é faz o mundo apontar os holofotes para a eleição do Brasil. O futuro ambiental do Brasil está em jogo neste segundo turno, diz Tatto: entre um governo que protege e incentiva a destruição, e uma virada de gestão ambiental que pode trazer de volta o respeito ao Brasil.

E como o assunto mundo envolve outro perigo para o planeta, a guerra na Ucrânia e seus desdobramentos, o balanço das semana convida o sociólogo Marcelo Zero, especialista em relações internacionais. E discute como o mundo todo ainda pagará o preço dessa guerra.

Ameaça, coação, compra de votos e de abstenção. A bandidagem eleitoral


Confira os recortes do balanço da semana no Revista Brasil TVT

Cristina Serra

Luiz Marinho

Thainara Faria

Maria Hermínia Tavares

Ana Júlia Bernardi

Nilto Tatto

Marcelo Zero

Ou vá à integra do programa