Datafolha

Avaliação positiva de Haddad sobe para 34%; negativa vai a 21%

Apesar do apoio recorde para um prefeito de São Paulo em 6 meses de mandato, maioria da população (58%) considera que no petista fez menos do que o esperado até aqui

marcello camargo/abr

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), tem a maior popularidade para início de mandato desde a redemocratização, segundo pesquisa divulgada hoje (10) pelo instituto Datafolha. Sua gestão foi considerada ótima ou boa por 34% dos entrevistados, crescimento de 3% em relação à pesquisa anterior, realizada em abril. Mas os números mostram também crescimento de pontos percentuais na avaliação negativa de Haddad, que foi de 14% para 21%.

A aprovação de início de mandato supera a de todos os demais prefeitos de São Paulo desde a redemocratização, no mesmo período de governo.

Jânio Quadros (PTB), em 1986, era bem visto por 16% dos cidadãos à época, nota repetida por sua sucessora, Luiza Erundina (PT), em junho de 1989. Outro empate acontece entre Paulo Maluf (PDS), com 20% de ótimo/bom em 1993, e Marta Suplicy (PT), com o mesmo percentual em 2001. José Serra (PSDB) é o segundo melhor colocado, 30% em 2005. Celso Pitta (PPB) completa a lista com a pior avaliação, de 15%.

Caiu entre abril e junho o número de pessoas que escolheu as opções “regular” (de 42% para 37%) e “não sei responder” (de 13% para 9%).

Outro dado negativo para o prefeito é sobre a expectativa em relação à administração. Para 58% dos entrevistados, Haddad fez até agora menos do que se esperava, crescimento ante os 49% registrados em abril. Apenas 4% consideram que o prefeito fez mais do que o esperado.

A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7. Tem margem de erro de três pontos percentuais. Foram feitas 1.066 entrevistas com moradores da capital com mais de 16 anos.

Apoio e renda

Como no resultado da campanha eleitoral, o apoio a Haddad continua fortemente influenciado pela renda do entrevistado. Os dados do Datafolha mostram que entre os moradores com renda de até dois salários mínimos, a avaliação positiva da gestão Haddad alcança 37%. Entre os moradores com renda superior a dez salários mínimos, no entanto, o número cai para 22%.

No segundo turno contra José Serra, no ano passado, Haddad recebeu sua maior votação em bairros e regiões pobres da cidade. O prefeito recebeu sua votação mais expressiva na Zona Leste da capital, com 60,56% dos votos, e venceu também nas zonas Sul e Norte, com 57,77% e 54,04% dos votos, respectivamente.

Os bairros de maior votação do petista foram Parelheiros (83,5%), Grajaú (82,28%), ambos no extremo sul da cidade, e Cidade Tiradentes (80,09%), no extremo leste.

Já o tucano José Serra recebeu seus votos em regiões tradicionalmente mais ricas de São Paulo: teve sua maior votação na Zona Oeste da cidade, onde bateu Haddad com 62,4% dos votos, e no centro da capital, com 53,99% dos votos.