Eleições 2022

PoderData mostra estabilidade na disputa pela presidência, com Lula na liderança

Ex-presidente tem 43% da preferência, enquanto Bolsonaro mantém 35%. Desistência de Doria não fez com que votos fossem para Simone Tebet, candidata da terceira via

Marcello Casal-ABr / Ricardo Stuckert
Marcello Casal-ABr / Ricardo Stuckert
Bolsonaro e Lula: estabilidade na disputa sucessória, sem impacto da desistência de João Doria

São Paulo – Pesquisa PoderData realizada de domingo de manhã até terça-feira no início da noite (22 a 24) indica estabilidade na corrida pela Presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pontuou 43% e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 35%. Estão nesse patamar há mais de um mês, estáveis, com variações mínimas e dentro da margem de erro. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) marcou 2%. O anúncio da saída de João Doria (PSDB) da disputa drenou os votos do tucano, mas neste primeiro momento não foram herdados pela candidata agora quase predileta da chamada terceira via.

O ex-governador de São Paulo foi mantido no estudo porque só desistiu de concorrer por volta do meio-dia de segunda-feira (23). Mas isso já foi suficiente para o tucano cair para 1% nas intenções de voto (ele pontuava de 2% a 4% em levantamentos anteriores). O efeito foi pequeno, segundo a pesquisa.

Ciro Gomes (PDT) pontuou 5%. É seguido pelo deputado André Janones (Avante-MG), com 3%. José Maria Eymael (DC-RS), que já foi candidato a presidente 5 vezes, tem 1% –mesmo percentual de Luciano Bivar (União Brasil).

O impacto real da saída de João Doria só poderá ser percebido em uma ou duas semanas, com uma pesquisa sem o nome do tucano e quando Simone Tebet já terá conseguido espaço na mídia para se apresentar como candidata de maneira mais assertiva. Isso, entretanto, também é algo incerto: o MDB tem várias alas e nem todas são a favor da senadora sul-mato-grossense.

Leia também: Brasil da Esperança: TSE aprova federação com PT, PCdoB e PV

O ex-governador vinha pontuando de 2% a 4% desde o início do ano. Tinha leve vantagem entre eleitores que votaram em Bolsonaro no 2º turno de 2018.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3 mil entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-05638/2022. Confira a íntegra da pesquisa

Pesquisa CNN/RealTime Big Data

Também divulgada hoje, pesquisa encomendada pela CNN ao instituto RealTime Big Data mostra Lula na liderança da disputa, com 40% das intenções de voto no primeiro turno, seguido por Bolsonaro, com 32%; e por Ciro Gomes, com 9%. Depois aparecem André Janones e Simone Tebet, com 2%; e Luciano Bivar (União Brasil), com 1%. Esse é o cenário com mais pré-candidatos e sem o ex-governador João Doria.

Foram ouvidas por telefone 3 mil pessoas entre segunda-feira (23) e terça (24). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07451/2022. Confira a íntegra da pesquisa na CNN.