cerco ao machismo

Deputados paulistas reforçam pedido de cassação de Mamãe Falei, que também terá de se explicar no Senado

Para o deputado Paulo Fiorilo (PT), “não dá mais para banalizar o erro e pedir desculpas”. Senador Humberto Costa também apresentou pedido de convocação de Mamãe Falei para dar explicações na Comissão de Direitos Humanos

CC/Alesp
CC/Alesp
Para deputado do PT, cassação de Mamãe Falei é "única alternativa para" defendeu a cassação de Mamãe Falei como única alternativa para "frear os machistas" do Legislativo paulista

São Paulo – Em sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta segunda-feira (7), parlamentares de diversos partidos cobraram punição ao deputado Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei. Representantes do PT, Psol, PSDB e até mesmo bolsonaristas repudiaram as falas do deputado que tratou as mulheres ucranianas como meros objetos sexuais. Em visita à região de guerra nas fronteiras da Ucrânia, ele chegou a afirmar que “as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”.

Como resultado, ainda ontem, 15 parlamentares apresentaram uma representação suprapartidária ao Conselho de Ética pedindo a cassação de Mamãe Falei. “Não é a primeira vez que a Casa vai analisar a falta de decoro, por comportamento sexista, preconceito ou incitação ao ódio, mas espero que seja a última vez”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Carlão Pignatari (PSDB).

Para Paulo Fiorilo (PT), “não dá mais para banalizar o erro e pedir desculpas”. Ele afirmou que a Assembleia precisa mostrar que não tolera esse tipo de atitude. “Não é possível mais conviver com pessoas dessa postura”, afirmou, defendendo a cassação como única alternativa para “frear os machistas desta Casa”.

Isa Penna (Psol), que em 2020 foi assediada em plenário pelo deputado Fernando Cury (sem partido), lamentou ver o Legislativo paulista novamente associado a “crimes sexuais”. “Sim, senhoras e senhores, crime sexual. Estamos ouvindo o planejamento daquilo que se configura como turismo sexual”, declarou a parlamentar. Isso porque Mamãe Falei disse que pretende voltar ao Leste Europeu, “assim que essa guerra acabar”, para satisfazer seus desejos sexuais.

Bolsonarista também ataca

O repúdio a Arthur do Val não se restringiu a parlamentares progressistas, historicamente engajados com a defesa dos direitos das mulheres. Para o deputado Gil Diniz (PL), apoiador de Jair Bolsonaro, as falas de Mamãe Falei são “criminosas”. Ele apelou para que os 93 deputados votem pela cassação do parlamentar em questão.

Por outro lado, Diniz afirmou que vai pedir a abertura de uma CPI para investigar os valores arrecadados pelo MBL para financiar a viagem de Arthur do Val e Renan Santos, ambos do MBL, às fronteiras da Ucrânia. “Este parlamento não pode aceitar ser vilipendiado por esse irresponsável que ultraja as nossas mulheres”, afirmou. Do mesmo modo, os deputados do PSL Major Mecca e Coronel Nishikawa também repudiaram as declarações de Mamãe Falei.

Senado

Por sua vez, o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse hoje que formalizou pedido de convocação do deputado paulista. Ele deverá dar explicações sobre as “declarações misóginas, machistas e atentatórias à dignidade da vida humana”.