Indecoroso

Mamãe Falei admite fala sexista contra ucranianas que indignou o mundo

Em áudio a amigos, que vazou, deputado disse que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Ao tentar se desculpar, falou em empolgação, mas ucranianos em SP já pediram sua cassação

Reprodução
Reprodução
O deputado disse que ficou tão empolgado que já iria comprar passagem de volta para o leste europeu assim que chegasse em São Paulo

São Paulo – Depois de indignar o mundo com fala sexista contra mulheres ucranianas, o deputado Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, alegou que “estava empolgado” ao tentar se desculpar em sua chegada a São Paulo neste sábado. Em áudio gravado para amigos, que vazou nesta sexta-feira, Mamãe Falei disse que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

No áudio (confira íntegra no final da reportagem), ele falou sobre uma fila de refugiadas, onde só havia “deusa” e que não “pegou ninguém” porque não tinha tempo.

A deputada federal Renata Abreu, presidente do Podemos, anunciou que o partido abrirá um procedimento disciplinar “de imediato” para apurar as declarações. Segundo nota da legenda, são “gravíssimas e inaceitáveis as declarações do deputado”. “Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra“.

Cassação de Mamãe Falei

A comunidade da Ucrânia no Brasil, representada pela Central Ucraniana-Brasileira, encaminhou um ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Carlão Pignatari (PSDB), pedindo a cassação do mandato do deputado

O ex-juiz Sérgio Moro, que já teceu elogios e até chegou a defender voto em Mamãe Falei para o Palácio dos Bandeirantes, disse lamentar “profundamente” e repudiar “veementemente” as declarações do deputado estadual paulista. Em nota divulgada, afirmou que o tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é “inaceitável em qualquer contexto”.

Transcrição do áudio

No áudio vazado, o deputado diz aos amigos que “elas são fáceis porque elas são pobres”. “Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo.”

“Essas minas em São Paulo a gente dá bom dia e elas iriam cuspir na nossa cara. Aqui elas são super simpáticas e gente boa. É inacreditável”.

“Assim, elas são ‘gold diggers’, é assim que se chama. O Renan [Santos] faz uma viagem todo ano, que nos últimos três anos ele não fez. Chama-se ‘tour the blonde’. O que ele faz? Ele viaja os países só para pegar loiras. Só que ele tem técnicas. Ele já está avançado. E ele me deu algumas dicas.”

“Você nunca pode ir em cidades litorâneas. Você nunca pode ir nas cidades com as maiores baladas. Você tem que ir para as cidades normais, porque você pega as minas assim, não na balada, na praia. Você pega ela no mercado. Você pega ela na padaria. Que nem a recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui.”

“Falei: ‘meu Deus, não é possível que isso esteja acontecendo. É uma mentira, um filme. Não é possível que esteja acontecendo’. E é isso. E essas cidades mais pobres são as melhores. Juro por Deus. É outro mundo. Tenho 35 anos e nunca vivi isso.”

“E eu nem peguei ninguém aqui. Só a sensação de que eu poderia fazer, enfim, já sabem. Já estou comprando minha passagem pro Leste Europeu no ano que vem. Assim que eu chegar em São Paulo.”


Leia também


Últimas notícias