Ação e reação

Dilma: é ‘triste’ que Ciro se arrependa da democracia e reproduza argumentos golpistas

Dilma reage a ataques de Ciro Gomes e afirma que pedetista copia tática bolsonarista de distorcer fatos para polemizar e se projetar nas redes

Divulgação / Montagem RBA
Divulgação / Montagem RBA
Ex-presidenta Dilma encerra bate-boca com Ciro Gomes nas redes: precisa disso "para obter likes e espaço na mídia"

São Paulo – Ex-ministro da Integração Regional do governo Luiz Inácio Lula da Silva e candidato derrotado nas eleições presidenciais de 1998, 2002 e 2018, Ciro Gomes tem ganhado projeção nas redes sociais com ataques ao PT. Nesta quarta-feira (13) o bate-boca de Ciro foi com a ex-presidenta petista Dilma Rousseff . Atual vice-presidente do PDT, o ex-governador do Ceará (1991/1994), Ciro Gomes não tem um mandato público desde 2011, quando deixou de ser deputado federal. Novamente pré-candidato à Presidência da República no pleito que ocorrerá em 2022, Ciro não passa de um dígito nas pesquisas de intenções de voto. Em geral, aparece com entre 6% e 8% em quarto ou quinto lugar, a depender do instituto de pesquisa. O ex-presidente Lula (PT) figura em primeiro em todos os levantamentos.

Em 2018, quando Fernando Haddad foi para o segundo turno na disputa com o atual presidente Jair Bolsonaro, o político cearense foi duramente criticado ao deixar o país rumo à França. Ciro Gomes optou por férias em Paris para não se somar à frente progressista que tentava evitar a eleição de Bolsonaro. O resultado é o Brasil que temos hoje e Ciro Gomes saindo do prumo da política, como avaliou o ex-ministro e ex-governador Tarso Genro (PT-RS). No início do ano, Genro inaugurou justamente com Ciro Gomes uma série de diálogos com personalidades do campo progressista com objetivo de construir um caminho de unidade contra o bolsonarismo. Mas o que ocorreu nos meses seguintes foi que Ciro descambou para os ataques aos petistas tentando se firmar como “terceira via”.

Dilma rebate Ciro

Então, os ataques mais contundentes do ex-ministro de Lula passaram a ser contra o PT. Em entrevista ao podcast Estadão Notícias, Ciro Gomes disse que Lula “conspirou” pelo impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016. “Eu atuei contra o impeachment e quem fez o golpe foi o Senado Federal. Quem presidiu o Senado? Renan Calheiros. Quem liderou o MDB nessa investida? O Eunício Oliveira. Com quem o Lula está hoje?”, questionou Ciro. “Hoje, eu estou seguro que o Lula conspirou pelo impeachment da Dilma, estou seguro”, afirmou.

Em suas redes sociais, a ex-presidenta foi direta. “Ciro Gomes está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular. Mais uma vez mente de maneira descarada, mergulhando no fundo do poço. O problema, para ele, é que usa este método há muito tempo e continua há quase uma década com apenas 1 dígito nas pesquisas”, cravou Dilma.

Ciro com novo ataque a Dilma, também via Twitter: “Na vida nunca menti. Mas errei algumas vezes. Uma delas quando lutei contra o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela presidência. Claro, que estou falando de você, Dilma”.

Segundo Ciro, “para alívio de consciência, na época do impeachment eu não estava defendendo seu mandato em si mesmo, mas a integridade do cargo que você toscamente ocupava. Se hoje você prefere estar ao lado dos que a traíram, obrigado por me poupar da sua incômoda companhia”, atacou.

Misoginia, presunção e fim de papo

“Continuo achando que Lula não foi apenas um dos maiores responsáveis por sua desestabilização – pois passou anos falando mal de você durante seus governos – como também fez movimentos erráticos que resultaram em sua queda”, escreveu Ciro Gomes. “Quem sabe, ele estava retribuindo seu gesto de não aceitá-lo candidato (Ingratidão? Chantagem?). No fundo, vocês dois se merecem. Mas o Brasil merece pessoas melhores que vocês. Guarde suas ofensas e diatribes para quem possa ter medo de você.”

Dilma Rousseff não perdoou e rebateu o que classificou como “misoginia” e “presunção” de Ciro. “Só Ciro Gomes é competente:”, ironizou a ex-presidenta. “Este é o pecado da sua enorme presunção. Esta é a sua visão quando se trata de avaliar o resto da humanidade. Mas quando se trata de mulher, sua visão não é só inadequada, é também profundamente misógina.”

Para Dilma, “o mais triste de tudo isso é que Ciro se diz arrependido de ter defendido a democracia. E ainda usa os mesmos argumentos dos golpistas que diz ter combatido”.

Além disso, escreveu Dilma, “Ciro sistematicamente distorce os fatos. E, nisso, não se difere em nada de Bolsonaro. Ambos adoram quando os alvos de suas agressões reagem. Precisam disso para obter likes e espaço na mídia. É disso que se alimentam. Infelizmente para Ciro, encerro esta polêmica estéril por aqui. O Brasil precisa é discutir a gravíssima crise democrática, social, sanitária e econômica em que se encontra. Lamento ter, em algum momento, dado a Ciro Gomes a minha amizade.”