Eleições 2022

Lula mantém liderança e concentra 56% de preferência para o segundo turno

Pesquisa Datafolha revela também que está difícil emplacar uma terceira via no cenário eleitoral que se desenha para o próximo ano

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Se a eleição fosse hoje, no segundo turno Lula teria 56% contra 31% de Bolsonaro

São Paulo – Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua firme na liderança da corrida eleitoral para 2022. O petista mantém larga vantagem sobre o atual presidente. Se a eleição fosse hoje, no segundo turno Lula teria 56%, ante 31% de Jair Bolsonaro.

Segundo mostra o jornal paulista, “os candidatos dos pelotões inferiores também seguem onde estavam. A introdução de novos nomes candidatos à terceira via contra o atual e o ex-presidente e o agravamento da crise política, que culminou nos atos de cunho golpista de Bolsonaro no 7 de Setembro, também não alteraram o quadro”.

Subida estancada?

A pesquisa que mostra a liderança de Lula consolidada foi feita de segunda a quarta-feira (13 a 15), com 3.667 eleitores de forma presencial em 190 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

De acordo com o jornal, o cenário geral sugere que o momento de subida de Lula nas pesquisas, registrado ao longo deste ano, pode ter sido estancado. O mesmo pode ter ocorrido com a “desidratação” do atual presidente.

O Datafolha fez quatro simulações de primeiro turno, duas delas comparáveis com levantamentos anteriores, e duas novas. Nos cenários comparáveis, há estabilidade em relação à rodada anterior feita pelo Datafolha, em julho.

Oscilações na margem de erro

Lula oscila de 46% para 44% e Bolsonaro, de 25% para 26%, numa hipótese em que o candidato tucano é João Doria (SP), que passa de 5% para 4%. Nesse cenário, Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro (de 8% para 9%), dentro da margem de erro.

O petista vai de 46% para 42%, e Bolsonaro se mantém em 25%, na simulação em que o nome do PSDB é o governador gaúcho, Eduardo Leite — de 3% para 4%. A diferença no cenário com o gaúcho é que Ciro pula de 9% para 12%.

Os novos cenários não mudam o quadro. No mais fechado, só com Lula, Bolsonaro, Ciro e Doria, eles mantêm as distâncias registradas em outras simulações. “No mais aberto, as notícias são desalentadoras para os entusiastas de uma terceira via na disputa neste momento, ainda mais após o ato fracassado contra Bolsonaro no domingo (12) em São Paulo ter unido alguns dos postulantes ao Planalto“, diz a Folha.

Os quatro primeiros colocados do cenário fechado ficam onde estão, e um pelotão de nomes ventilados por partidos e políticos recentemente se forma empatado tecnicamente com Doria.

:: ‘Terceira via’ só é viável tirando Bolsonaro do páreo, diz analista ::

São eles o apresentador José Luiz Datena (PSL, 4%), a senadora Simone Tebet (MDB, 2%), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM, 1%), e o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido, 1%). O senador Alessandro Vieira (Cidadania), que como Tebet tenta a sorte a partir do palanque obtido na CPI da Covid, não pontuou.

Também de forma homogênea, os cenários incluem cerca de 10% de votos brancos, nulos ou em nenhum dos indicados.

Confira a pesquisa completa na Folha de S.Paulo