Rio Grande do Sul

PSDB gaúcho vence em Caxias do Sul, com Adiló, e reelege Paula Mascarenhas em Pelotas

Tucanos venceram as eleições contra os petistas Pepe Vargas, na Serra Gaúcha, e Ivan Duarte, no sul do estado

Divulgação
Divulgação
Tucanos Adiló e Patrícia Mascarenhas vão governar Caxias do Sul e Pelotas

São Paulo – Adiló Didomenico (PSDB) foi eleito o novo prefeito de Caxias do Sul, com 59,68% dos votos válidos. Pepe Vargas (PT), seu adversário no segundo turno, ficou com 40,32% da preferência do eleitorado. Até o momento, 97,71% das urnas foram apuradas. Em Pelotas, a atual prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) foi reeleita, com 67,74%. Ela derrotou Ivan Duarte (PT), que ficou com 32,26% dos votos válidos, com 91,4% das urnas apuradas.

Adiló e sua vice, Paula Ioris (PSDB), contaram com o apoio do atual prefeito Flávio Cassina (PTB) – que assumiu após impeachment de Daniel Guerra (Republicanos) – e mais oito partidos. No primeiro turno, eles tiveram 15,45% da preferência do eleitorado.

Adiló é aliado do ex-governador José Ivo Sartori (MDB), com quem deu os primeiros passos na política. Também é herdeiro político do ex-prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho. Ele foi presidente do Conselho Administrativo da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Nas eleições municipais de 2016, foi eleito vereador. Também ocupou o cargo de secretário de Obras na gestão de Alceu Barbosa Velho (PDT).

Pepe, por outro lado, ficou com 34,17% do total de votos válidos, no primeiro turno. No segundo, ele e seu vice, Cláudio Libardi, do PCdoB, contaram com o apoio de PV e Rede.

Pepe comandou o município da Serra Gaúcha por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Atualmente, ele é deputado estadual. Também ocupou três ministérios no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff – do Desenvolvimento Agrário e as secretarias de Direitos Humanos e Relações Institucionais.

Pelotas

Pelotas, conhecida como cidade universitária, na região sul do Rio Grande do Sul, foi outra cidade que reproduziu neste segundo turno a antiga polarização PT x PSDB. Paula e seu vice, Idemar Barz (PTB), que atualmente governam a cidade, também contaram com o apoio de PSD, PSL, Republicanos, PL, Solidariedade e DC. A candidata quase saiu vencedora no primeiro turno, ficando com 49,7% dos votos.

No segundo turno, Ivan e sua vice, Iya Sandrali, obtiveram 14,49% dos votos válidos. Na segunda volta, eles contaram com apoios do PCdoB, PDT, PSB, PSOL e PCO.