Eleições 2020

Datafolha no Rio: Paes avança e briga pelo segundo lugar tem Crivella e Martha

Ex-prefeito tem o dobro das intenções de voto do atual, que é o mais rejeitado

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Paes (abaixo, à esq.) segue na frente para tentar voltar à prefeitura. Benedita, Martha e Crivella têm chances

São Paulo – O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) tem 31% das intenções de voto no Rio de Janeiro, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5). Ele aparece com o dobro das intenções de voto do segundo colocado, o atual prefeito, Marcello Crivella (Republicanos), que está com 15%. Em seguida, a deputada estadual Martha Rocha (PDT) aparece com 13%, enquanto a deputada federal Benedita da Silva (PT) tem 8%.

Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada em 22 de outubro, Paes estava com 28%, enquanto Crivella e Martha vinham empatados com 13%. Benedita aparecia com 10%. Duas semanas antes, o ex-prefeito tinha 30% e o atual, 14%. Martha estava em terceiro, com 10% e Benedita em quarto, com 8%.

Depois deles, Luiz Lima (PSL) tem 5%. Empatados com 3%, Bandeira de Mello (Rede) e Renata Souza (Psol). Clarissa Garotinho (Pros), Cyro Garcia (PSTU), Fred Luz (Novo) e Paulo Messina (MDB) estão com 1% cada. Outros 16% disseram nenhum, branco ou nulo, e 2% não sabem ou não responderam.

Crivella lidera na rejeição

A ordem se mantém na pesquisa espontânea, em que os nomes não são apresentados. Paes tem 22% e Crivella, 11%. Depois, aparecem Martha, com 8%, e Benedita, com 5%.

O atual prefeito carioca é rejeitado por 57% dos entrevistados, que não votariam nele de jeito nenhum. Paes tem 33% de rejeição, seguido por Benedita (30%) e Clarissa Garotinho (29%), enquanto Martha tem 11%.

De acordo com o Datafolha, foram ouvidos 1.064 eleitores no Rio de Janeiro, entre terça-feira e ontem (3 e 4), em pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.