Documento

Lula participa de relançamento do livro ‘A Verdade Vencerá’

Ex-presidente estará em São Paulo, na terça-feira, para lançar a nova edição do livro entrevista que vendeu quase 30 mil cópias em 2018

reprodução/boitempo
reprodução/boitempo
Lula durante entrevista para o livro: considerado aula sobre política nacional, o livro revela toda a capacidade de análise sobre a sociedade e o carisma do ex-presidente

São Paulo – A nova edição do livro A Verdade Vencerá: O Povo Sabe por que me Condenam será lançada na terça-feira (10), às 18h, na Quadra dos Bancários, no centro de São Paulo. O livro-entrevista com Luiz Inácio Lula da Silva será relançado com a participação do ex-presidente e terá transmissão pela sua página no Facebook.

Para a editora Boitempo, reeditar o livro tem um forte significado após os 580 dias da prisão de Lula em Curitiba, o impedimento de participar das eleições presidenciais de 2018, na qual era favorito, e a volta à liberdade. “Para celebrar, a Boitempo recoloca nas ruas um dos best-sellers de 2018”, informa.

Divulgação

Obra mais vendida pela Boitempo em 2018, será relançada com participação do entrevistado, o ex-presidente Lula

Considerado aula sobre política nacional, o livro revela toda a capacidade de análise sobre a sociedade e o carisma do ex-presidente. Resume três sessões presenciais de entrevistas nas quais Lula sobre sua vida, os governos do PT, o golpe parlamentar de 2016, o futuro do Brasil e a prisão que então era ainda uma ameaça. Os entrevistadores são os jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, o professor de Relações Internacionais Gilberto Maringoni e a editora Ivana Jinkings, da Boitempo.

A reedição trará 12 novas questões, feitas pelos mesmos entrevistadores, e respondidas por Lula, por escrito. Nelas, o ex-presidente relata o período em que permaneceu como preso político na capital paranaense e comenta sobre o governo Jair Bolsonaro, a Venezuela, sua condição pessoal e sua relação com o povo brasileiro.

O livro traz ainda o discurso feito por Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, horas antes de ser preso, em 7 de abril de 2018, uma carta escrita por ele para o Salão do Livro Político de 2019, em São Paulo e a transcrição de sua fala no dia 9 novembro, após ser solto, além de uma nova seleção de imagens.

Campeão de vendas

A Verdade Vencerá foi o livro mais vendido da Boitempo em 2018, com quase 30 mil exemplares. A obra foi lançada também em outros países, como Estados Unidos, Itália, Argentina e Espanha. O Brasil vivia, então, o desfecho da fase inicial dessa guerra jurídica nunca antes vista na história do país. E Lula estava na iminência de sua prisão.

Com apresentação de Luis Fernando Verissimo, prefácio de Luis Felipe Miguel, textos de Eric Nepomuceno e Rafael Valim, orelha de Luiz Felipe de Alencastro e cronologia de Camilo Vannuchi, a nova edição de A Verdade Vencerá tem 256 páginas e já está disponível para venda no site da Boitempo, por R$ 41.

O evento de relançamento na terça-feira é uma realização do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (a quadra fica na Rua Tbatinguera, 192, Sé) e da Boitempo, com apoio da Fundação Friedrich Ebert.


Trecho em que Lula comenta o processo do tríplex