Apoio

Em encontro com Dilma para ampliar parcerias, Evo Morales elogia Lula

Presidentes destacam importância de agenda bilateral. Fala de Evo foi recebida como forma de solidariedade a Lula, alvo de nova retomada de denúncias pela mídia tradicional

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma recebeu no Palácio do Planalto o presidente da Bolívia, Evo Morales

Brasília – A ampliação e atualização da agenda bilateral entre Brasil e Bolívia foi a principal tônica da reunião hoje (2) entre os presidentes dos dois países, Dilma Rousseff e Evo Morales. De acordo com a presidenta, a reunião marcou o início de conversações para ampliar as parcerias já existentes nas áreas de energia, infraestrutura, comércio e na proteção das fronteiras.

Evo Morales destacou a importância de receber apoio do Brasil na defesa das fronteiras e ações policiais de combate ao narcotráfico e, ao mesmo tempo, na transferência de conhecimento tecnológico para a Bolívia, principalmente em relação ao setor agropecuário.

Ao elogiar a parceria com o governo brasileiro, Morales fez menção especial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lembrar o início desta integração. O presidente boliviano elogiou o esforço de Lula para discutir as propostas em comum, sem a qual, afirmou, a cooperação bilateral Brasil-Bolívia não teria sido tão bem-sucedida.

O elogio a Lula foi recebido como um sinal de apoio implícito por parte do boliviano ao ex-presidente, que nos últimos dias tem sido alvo de denúncias ligando seu nome e de seus familiares, no âmbito da operação Lava Jato. Morales não tocou no assunto, mas ao mesmo tempo deixou claro que não queria deixar passar a oportunidade de externar apoio ao velho companheiro.

Fome e desigualdades

Ao falar sobre a perspectiva de trabalho conjunto com o país, Dilma disse que a Bolívia tem tido uma excelente gestão e o governo de Morales está unido ao seu, na definição de prioridades, como a diminuição da fome e programas para redução de desigualdades. Acentuou ainda que a Bolívia tem apresentado resultados muito positivos no combate à pobreza, que permitiram ao país conseguir um papel cada vez mais importante na América Latina.

Dentre a maior parte das parcerias citadas, a presidenta afirmou que a questão energética é fundamental para o país, uma vez que a Bolívia cobre 30% do gás natural do Brasil. “Temos todo o interesse em avançar ainda mais nesse projeto. Brasil e Bolívia vão continuar sendo parceiros prioritários na América Latina”, enfatizou Dilma.

Segundo informações do Itamaraty, a relação comercial entre os dois países alcançou a cifra de R$ 4 bilhões, apenas no ano passado. Sendo que a Bolívia é o país com o qual o Brasil possui a maior fronteira. Além disso, o Brasil é o principal destino das exportações bolivianas e o segundo fornecedor de produtos para o país. Neste momento, a presidenta oferece um almoço oficial para Evo Morales e sua comitiva.

Leia também

Últimas notícias