Substituição

Ex-presidente do BC Henrique Meirelles pode ser candidato ao governo de São Paulo

Ex-prefeito da capital Gilberto Kassab foi impedido pela Justiça de participar da disputa, e agora articula nome do banqueiro contra correntes do partido que querem apoiar Alckmin ou Skaf

Antonio Cruz/ Abr

Ex-presidente do Banco Central cogitava candidatura ao Senado, mas saída de Kassab mudou os planos

São Paulo – O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD, 2006-2012) confirmou na tarde de hoje (25) que o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, ocupante do cargo ao longo dos oito anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá ser o candidato do partido a governador de São Paulo nas eleições deste ano. “Ele autorizou que seu nome seja considerado para a candidatura a governador”, afirmou Kassab, durante a convenção nacional do partido, que confirmou o apoio da legenda à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT). “Agora, só precisamos conversar com quem defende a candidatura própria do partido”, completou.

O partido, que tomará uma decisão sobre seu posicionamento eleitoral em São Paulo durante a convenção estadual da sigla, na próxima segunda-feira (30), abriga três correntes distintas: uma parte dos dirigentes quer fechar aliança com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tenta a reeleição, um segundo grupo prefere aliança com Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pré-candidato a governador pelo PMDB, e o grupo liderado por Kassab defende a candidatura própria, com negociação posterior de apoio em um possível segundo turno.

O candidato a governador do PSD seria o próprio Kassab, mas ele teve os direitos políticos suspensos por três anos por não ter pago R$ 100 milhões em precatórios a servidores durante sua gestão à frente da prefeitura de São Paulo. A defesa do ex-prefeito recorre da decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública, mas não haverá tempo hábil para que ele oficialize candidatura.