Exames de Lula confirmam que tumor na laringe desapareceu

Ex-presidente, que iria à Rio+20 neste sábado, transferiu viagem para a próxima quarta-feira

Brasília – O ex-presidente Lula submeteu-se com sucesso a uma intervenção cirúrgica para a “retirada do cateter subcutâneo implantado há sete meses, por meio do qual recebeu o medicamento quimioterápico que fez parte do bem-sucedido tratamento para curar o câncer de laringe diagnosticado em outubro do ano passado”, segundo nota de sua assessoria. Os exames confirmaram também que não há mais nenhum vestígio da doença.

A internação de Lula, ontem (13), para reavaliar as condições da laringe e retirar um cateter fez com que sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), prevista para o próximo sábado (16), fosse adiada.

Lula irá participar da Rio+20 somente na próxima quarta-feira (20). Mas os médicos recomendaram conter o uso da voz nos próximos dias. A nota divulgada pelo Instituto Cidadania afirma que “como a laringe passou pela sobrecarga dos exames (…), por determinação médica o ex-presidente deverá poupar a voz nos próximos dias. Em função disso, o ex-presidente reduzirá as atividades que demandem o uso contínuo da voz no Rio+20. Sua prioridade, agora, é seguir as recomendações médicas para se restabelecer definitivamente dos efeitos colaterais do duro tratamento a que foi submetido nos últimos meses.”

No sábado, na Rio+20, o ex-presidente iria abrir a programação oficial da Arena Socioambiental com participação no painel sobre Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável. A Arena Socioambiental é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e irá apresentar as estratégias brasileiras de combate à pobreza e às desigualdades sociais no contexto do desenvolvimento sustentável.