Lula diz que vai vetar nesta 4ª emenda que muda regra de distribuição de royalties do petróleo

Eventuais cortes em obras do PAC no Orçamento também serão barrados pelo presidente

Rio de Janeiro – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que vetará amanhã (22) a emenda aprovada pelo Congresso Nacional que redistribui os royalties do petróleo entre todos os estados e municípios brasileiros e não apenas entre os produtores. A afirmação foi feita hoje (21) durante evento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

“Todo mundo sabe que eu tenho um compromisso porque tenho um acordo, firmado com a presença da presidenta Dilma [Rousseff], quando ela era ministra, do governador Sérgio Cabral [do Rio de Janeiro], do Paulo Hartung [governador do Espírito Santo], do governador de São Paulo [José Serra], com o líder do PMDB que foi o relator da matéria. Portanto, vou vetar e mandar ao Congresso o projeto de lei restituindo o acordo que firmamos naquele período”, disse Lula.

A ideia do governo federal é manter as regras atuais de distribuição para os campos de petróleo já licitados, que beneficia apenas estados e municípios produtores, e mudar as regras de distribuição apenas para os campos ainda não licitados no país. Para os campos não licitados, a proposta do governo é que parte dos royalties se destine também a municípios e estados não produtores.

PAC

A previsão de corte de verbas para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Orçamento de 2011 também será motivo de veto pela Presidência. Lula disse ainda que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, que assume em 1º de janeiro do ano que vem, tampouco permitirá corte no orçamento do programa.

A Comissão do Orçamento do Congresso chegou a discutir cortes em obras, especialmente na segunda fase do programa, chamada de PAC-2. Como o parecer da relatora Serys Slhessarenko (PT-MT) ainda não foi apreciado pela comissão nem aprovado pelo Congresso, a medida não foi confirmada.

“Posso te dizer: não vão cortar dinheiro do PAC. O compromisso da companheira Dilma Rousseff é pelo desenvolvimento desse país. Ela foi a gestora do PAC (quando era ministra-chefe da Casa Civil), portanto ela trabalhou como ninguém para o PAC dar certo. Tenho certeza de que ela vai gastar cada centavo do PAC”, disse Lula.

Fonte: Agência Brasil