Anastasia assume governo de MG com reajuste a servidores

Em busca do Senado, Aécio deixa cargo para vice, que é pré-candidato na disputa pelo Executivo

Anastasia é pré-candidato ao governo de Minas Gerais (Foto: Leo Drummond/Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) renunciou ao cargo, depois de sete anos e quatro meses. Ele deve disputar, na eleição deste ano, uma das vagas ao Senado. O vice, Antônio Anastasia (PSDB), assume o cargo e a corrida pelo governo do estado.

Anastasia tem de lidar com greves de servidores da saúde e da educação e manifestações de policiais civis e militares. Ele assumiu a função de responsável pelo “choque de gestão” no governo mineiro, por ter ocupado a secretaria de Planejamento e Gestão e de Defesa Social no primeiro mandato.

Ao assumir, ele declarou que vai sancionar um reajuste de 10% aos servidores públicos. A medida foi aprovada em dois turnos pela Assembleia Legislativa.

Apesar de ser o indicado de Aécio, dono de popularidade elevada desde o início de sua gestão, ele aparece em terceiro lugar em pesquisas de opinião. Hélio Costa (PMDB), Fernando Pimentel (PT) e Patrus Ananias (PT) aparecem em vantagem, em diferentes cenários.

Segundo o Sindicato dos Auditores Fiscais de MG, houve crescimento da receita total e da receita corrente líquida de 2002 a 2009, mas isso não significou mais recursos para políticas públicas. O montante arrecadado passou de R$ 17,59 bilhões para R$ 40,56 bilhões. O percentual de gastos em saúde em relação a esse total permaneceu inalterado em 11,9%, enquanto os investimentos diminuíram proporcionalmente – de 29,2% para 14,8%. Em segurança, a redução foi menor, de 19,4% para 16,4%.

Com informações do Brasília Confidencial