Continente

Lula cumprimenta Noboa por vitória no Equador: ‘Pelo desenvolvimento da América do Sul’

Candidato eleito, que falou em país com “segurança e emprego”, será recebido amanhã pelo atual presidente, Guillermo Lasso

Reprodução/X
Reprodução/X
Vitorioso ontem, Noboa terá mandato até maio de 2025

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou mensagem em que cumprimenta Daniel Noboa pela vitória de ontem (15) nas eleições do Equador. Além de desejar “saúde e sucesso” no mandato, o mandatário brasileiro manifestou apoio. “Expresso minha disposição de seguir trabalhando pelo bem-estar dos nossos povos, tradicionalmente amigos, de aprofundar as relações bilaterais e de atuar pelo desenvolvimento da América do Sul”, disse Lula.

O candidato vitorioso também publicou mensagem em rede social, afirmando que as famílias equatorianas “elegeram um país com segurança e emprego”. Noboa disse ainda que será um país “onde as promessas não se limitam à campanha e se puna a corrupção”.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), com 97,45% da apuração concluída, Noboa teve 5.167.934 votos (51,99% dos válidos). Sua adversária, a progressista Luisa González, recebeu 4.772.420 (48,01%).

Além de Lula, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, mandou mensagem ao presidente eleito do Equador. “Oxalá trabalhemos para deter a violência que o narcotráfico expandiu no Equador”, escreveu. Amanhã (17), Noboa será recebido pelo atual presidente, Guillermo Lasso, no Palácio Carondelet.

Daniel Noboa Azin, que completará 36 anos no próximo mês, será o mais jovem presidente do Equador. Nascido em Guayaquil, filho do bilionário Álvaro Noboa Pontón (um ex-candidato a presidente). Ele governará o país por apenas 15 meses, até maio de 2025, período correspondente ao que resta do mandato do presidente Guillermo Lasso, abreviado ao dissolver a Assembleia Nacional, em maio. Na época, o parlamento instaurou um processo de impeachment por supostas irregularidades.